Topo

Atlético-MG

Cuca cita briga do Atlético-MG por título com Fla, Palmeiras e Fortaleza

Treinador atleticano fala da briga pelo título e coloca Fortaleza no bolo dos postulantes à taça do Brasileirão - Pedro Souza / Atlético
Treinador atleticano fala da briga pelo título e coloca Fortaleza no bolo dos postulantes à taça do Brasileirão Imagem: Pedro Souza / Atlético

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

31/07/2021 04h00

O Atlético-MG tem a segunda melhor campanha até aqui no Campeonato Brasileiro com 28 pontos e mantém perseguição ao Palmeiras, atual líder do torneio, que soma 31. O desempenho atleticano atual, de quase 72% em 13 jogos, serve não só apenas para tentar se aproximar da primeira colocação, mas, também, para afastar demais equipes que tentam buscar a parte mais alta da tabela de classificação. Contra o Athletico-PR, amanhã (1º), às 16h, no Mineirão, pela 14ª rodada, o Galo vai tentar aumentar ainda mais a distância para um oponente, já que o Furacão é o quinto colocado.

Vencer o xará paranaense torna-se fundamental, uma vez que o adversário tem 23 pontos e um jogo a menos. A vitória pode ainda ampliar a sequência de triunfos do Alvinegro, que venceu as últimas seis partidas no Brasileirão. Além disso, o Galo tem uma boa chance de encostar ainda mais no Palmeiras, que tem uma parada dura pela frente nesta rodada, pois faz clássico com o São Paulo.

O foco direto atleticano atualmente é o Palmeiras, mas o técnico Cuca sabe que em um campeonato de regularidade como o Brasileiro, a briga pela ponta pode variar ao longo das rodadas. E na visão do treinador alguns times estão à frente na luta pelo título.

"Pode fugir [a briga pelo título de Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras], porque tudo pode acontecer no futebol. O Fortaleza [3º] também está aí, chegando, com força. Qualquer outra equipe pode dar uma arrancada, assim como a gente tem seis vitórias, o Palmeiras tem sete (...) pode acontecer de alguma outra equipe dar uma arrancada. A tendência é que, a princípio, essas três [Palmeiras, Atlético-MG e Flamengo] lutem, junto com o Fortaleza, pelo título", opinou Cuca em entrevista à Rádio Itatiaia.

Não atoa o comandante atleticano cita o Flamengo na briga pela taça. É que o rubro-negro tem dois jogos a menos e 21 pontos. Além disso, com Renato Gaúcho no comando — substituindo o demitido Rogério Ceni —, a equipe carioca voltou a mostrar futebol vistoso e tem três vitórias seguidas, duas por goleadas por cinco gols, contra o Bahia [5 a 0] e São Paulo [5 a 1].

Das equipes citadas por Cuca como favoritas na briga pelo título do Campeonato Brasileiro, o Galo já enfrentou duas: Fortaleza e o Flamengo. O clube mineiro perdeu em casa para os cearenses por 2 a 1 na primeira rodada, e bateu os cariocas por 2 a 1, no Mineirão, na rodada 10.

Além de Fla, Verdão e do Leão, quem também aparece na ponta da tabela é o Red Bull Bragantino, quarto colocado com 24 pontos.

Atlético-MG