Topo

Aposta no Fluminense, Nonato chega com pouca rodagem no Brasileirão

Nonato em ação pelo Internacional - Ricardo Duarte/Inter
Nonato em ação pelo Internacional Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Bruno Fernandes

Colaboração para o UOL, em Maceió

30/07/2021 04h00

O Fluminense tem um novo reforço para a continuidade do Brasileirão. Após desembarcar no Rio de Janeiro na noite de ontem (29), o meia Nonato, de 23 anos, foi aprovado nos exames médicos e assinou contrato com o Tricolor depois de quase três anos no Internacional, de Porto Alegre.

O jogador, natural de São Paulo, foi um pedido do técnico Roger Machado e chega por empréstimo até o fim de 2022. Apesar de já estar entre os grandes do futebol brasileiro, Nonato tem, relativamente, pouca experiência no futebol profissional —em especial no Campeonato Brasileiro, tendo iniciado sua carreira em 2016, no São Caetano, onde foi campeão pela equipe no Paulista A2.

O atacante disputou 17 partidas pela equipe principal e outras três pelo sub-19 antes de ser emprestado para o sub-23 do Internacional, em 2018, onde disputou o Campeonato Gaúcho da categoria. Em 2019, foi comprado em definitivo pelo Inter e promovido ao elenco principal onde fez 46 jogos e três gols, seu ano de maior exposição à elite do futebol brasileiro.

No mesmo ano, uma série de complicações causadas por dores no púbis o fizeram ter limitações no treino e dificuldades de permanecer até o fim das partidas. Isso, levando também em conta a concorrência dentro do elenco, acabou limitando sua rodagem. No ano seguinte, em 2020, conseguiu disputar apenas 26 partidas e marcar três gols.

Nonato conduz a bola pelo Inter em partida contra Deportivo Táchira, na Venezuela - Divulgação/SC Internacional - Divulgação/SC Internacional
Nonato conduz a bola pelo Inter em partida contra Deportivo Táchira, na Venezuela
Imagem: Divulgação/SC Internacional

Por causa da dificuldade em engrenar durante 2020, Nonato pouco foi aproveitado no decorrer de 2021. Pelo Internacional, o meia disputou apenas 19 jogos e marcou um gol, em 727 minutos este ano.

A última vez que ele entrou em campo foi há quase dois meses, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, em 20 de junho, quando entrou já no final no empate por 1 a 1 com o Ceará. O volante perdeu espaço após a saída de Miguel Ángel Ramírez e a chegada de Diego Aguirre, sendo crucial na assinatura do contrato com o tricolor carioca que estava com dificuldades em encontrar um nome para a posição.

No contrato assinado pelo jogador no final da tarde de ontem, foi fixada uma opção de compra de 50% dos direitos econômicos do volante por R$ 12,8 milhões. Em caso de o Inter receber uma proposta pelo jogador durante o período de empréstimo, o Fluminense terá o direito de cobrir a oferta.

Caso a equipe não queira ou não possa cobrir a proposta e perder Nonato durante o período, o clube terá direito a 10% do valor da venda como taxa de vitrine.