Topo

OPINIÃO

Mauro: Após construir grande vantagem, Renato pode poupar Fla sem críticas

Do UOL, em São Paulo

30/07/2021 14h07

A máquina de golear do Flamengo fez mais uma vítima ontem (29), quando massacrou o ABC por 6 a 0 e praticamente garantiu a classificação às quartas de final da Copa do Brasil. Agora, o Rubro-Negro retoma as atenções para o Campeonato Brasileiro, visto que enfrenta o Corinthians, domingo (1º), na Neo Química Arena, às 16h (de Brasília).

No podcast Posse de Bola #147, o jornalista Mauro Cezar Pereira recordou que o time carioca terá três compromissos antes das quartas de final da Copa Libertadores — dois pelo Brasileirão e o jogo de volta contra o time potiguar — e, portanto, o técnico Renato Gaúcho deve poupar alguns titulares em virtude do jogo de ida com o Olimpia-PAR, em 11 de agosto,

"[O Renato] Pode colocar, sem ser criticado, um time totalmente reserva na semana que vem e até ele não viajar [para Natal], ficar treinando o time [titular] no Rio de Janeiro, mandar o Maurício de Souza [auxiliar] lá com o time reserva porque este jogo ficou protocolar", analisou.

"O Flamengo agora joga com o Corinthians e depois tem o Internacional [em 8 de agosto, no Maracanã] no outro final de semana, depois vai voltar a Libertadores. Poupar contra o ABC, com 6 a 0 de frente, não é nem o recomendável, é o óbvio, porque tem que pensar nesta sequência de dois jogos. O Flamengo tem que buscar a vitória contra o Corinthians, depois contra o Internacional no Rio e na sequência no Paraguai. E para isso, fará sentido poupar jogadores, mas ele conquistou, entre aspas, o direito de fazer isso", acrescentou.

Apesar do momento confortável de Renato Gaúcho, uma vez que tem à disposição praticamente todo o elenco, o comentarista do UOL Esporte alertou que o treinador sofrerá, em breve, o mesmo problema que o seu antecessor Rogério Ceni enfrentou recentemente, quando perdeu importantes peças para seleções da América do Sul para a disputa das Eliminatórias e da Copa América.

"O Renato precisa começar a pensar naquilo que o Ceni enfrentou, que é ficar, não um mês, mas cerca de 12/13 dias sem jogadores certamente, porque em setembro tem data Fifa. Serão três jogos, porque tem um jogo atrasado do ano passado, de março. Depois, em outubro, mais três jogos", recordou. "Aí que vem a fase difícil, mais complicada, porque você perde muitos jogadores, são desfalques pesados, especialmente se estiver ainda nas três competições", finalizou.

Entre os jogadores do Flamengo constantemente convocados para seleções da América do Sul para a disputa das Eliminatórias à Copa de 2022 estão o uruguaio Arrascaeta, o chileno Isla, o paraguaio Piris da Motta e os brasileiros Everton Ribeiro, Gabigol e Rodrigo Caio.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.