Topo

ANÁLISE

Trajano: "São Paulo não vai cair. Vai reagir e melhorar a situação"

Do UOL, em São Paulo

29/07/2021 04h00

O São Paulo está classificado para as quartas de final da Libertadores e, nesta quarta-feira (28), deu um importante passo para avançar na Copa do Brasil ao vencer o Vasco por 2 a 0 no primeiro duelo das oitavas. No Brasileirão, porém, o Tricolor vive situação bem diferente: a equipe está na zona de rebaixamento, em 17º lugar, com onze pontos em 13 jogos.

No Fim de Papo, live pós-rodada do UOL Esporte - com os jornalistas Isabella Ayami, Renato Maurício Prado, Marluci Martins e José Trajano - os comentaristas discutiram o momento do São Paulo na disputa das copas e do Brasileirão. Para eeles, embora o momento atual exija atenção, o time deve dar a volta por cima e escapar do fantasma do rebaixamento.

"O Crespo começou muito bem. Foi campeão paulista e tem se comportado de uma maneira muito interessante, tentando aprender português, com uma postura legal. O que está acontecendo no Brasileiro não tem muita explicação. Acho meio estranho. Está certo, tem muitos desfalques, mas é uma campanha muito pífia. O São Paulo não vai cair. Vai reagir, não terá condições de brigar por uma Libertadores, mas vai melhorar a situação", afirmou Trajano.

A goleada sofrida para o Flamengo no último domingo não deve servir como parâmetro para avaliar a qualidade do time são-paulino, na visão de Renato. "Levou cinco do Flamengo, mas essas coisas acontecem. Não creio que o São Paulo corra sérios riscos. Daqui a pouco dá uma engrenadinha e se afasta do Z-4. Mas o time não tem chance de mais nada no Brasileirão. É muito difícil brigar por uma vaga na Libertadores, pois está muito longe", comentou, lembrado que a diferença entre o Tricolor e o Flamengo, sexto colocado, é de dez pontos.

Para Trajano, o Tricolor deve se distanciar da briga contra o rebaixamento e não conviver com este risco até o fim do torneio. "Não é possível que o São Paulo vai lutar até a última gota para não cair. Não acredito nisso, apesar de estar envolvido em várias competições. Tenho uma boa sensação em relação ao Crespo, que está há poucos meses no comando do time. E também estamos em plena pandemia. Os campeonatos foram emendados uns nos outros", ressaltou.

Marluci alerta para que Crespo consiga encontrar um equilíbrio para o time reagir logo no Brasileirão. "o são Paulo precisa permanecer e ainda não está garantido. Longe disso. Está fazendo uma competição ruim, muito abaixo do esperado para o campeão paulista. Talvez o Crespo esteja procurando soluções para ter uma estabilidade e disputar competições com qualidade", finalizou.