PUBLICIDADE
Topo

Flamengo

Flamengo inicia busca por glória que falta para geração de Gabigol e cia

Gabigol e Renato Gaúcho em treino do Flamengo no Ninho do Urubu. - Alexandre Vidal/Flamengo
Gabigol e Renato Gaúcho em treino do Flamengo no Ninho do Urubu. Imagem: Alexandre Vidal/Flamengo

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/07/2021 04h00

Classificação e Jogos

Uma Copa Libertadores, dois Brasileiros, uma Recopa Sul-Americana, duas Supercopas do Brasil e três Campeonatos Cariocas. A geração atual do Flamengo empilha taças, mas a Copa do Brasil ainda falta na prateleira e será perseguida a partir de hoje (29), quando o time recebe a visita do ABC, às 20h, no Maracanã, pelas oitavas de final.

De olho na taça ainda inédita, o time de Gabigol e companhia espera apagar as frustrações acumuladas nas últimas edições. Em 2019, eliminação nos pênaltis para o Athletico. Um ano depois, queda após duas derrotas para o São Paulo, resultado que sacudiu a Gávea.

Em alta na temporada, o Fla espera manter o embalo contra os potiguares e não quer dar sopa para o azar. Para espantar a zebra e tentar abrir uma vantagem confortável para o jogo de volta, a tendência é que o técnico Renato Gaúcho vá com um time recheado de titulares logo mais.

Após a goleada por 5 a 1 sobre o Tricolor paulista, Renato atuou ao lado do departamento médico do clube para ver a condição física de seus atletas. Ante a maratona em 2021, a condição física será preponderante para a escalação.

"Você poupa o jogador e é criticado, você coloca o jogador para jogar e ele se lesiona, você é criticado. Deixa comigo, eu sei o que eu faço", disse Renato, em entrevista após o triunfo contra os são-paulinos.

O treinador rubro-negro tem conhecimento de causa quando o tema é a Copa do Brasil. Nos tempos de jogador, ganhou o título pelo Flamengo em 1990. Já no banco de reservas, levou taças por Fluminense (2007) e Grêmio (2016).

"Com o grupo que o Flamengo tem, a exigência é muito grande. Eu tenho três títulos e eu quero o quarto", concluiu Renato.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X ABC

Motivo: Oitavas de final da Copa do Brasil
Data e hora: 29 de julho de 2021, às 20h (de Brasília)
Local: Maracanã (RJ)
Árbitro: Marielson Alves Silva (BA)
Assistentes: Alessandro Álvaro Alves de Matos (BA) e Elicarlos Franco de Azevedo (BA)
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Jr. (PE)

Flamengo: Diego Alves; Isla, Bruno Viana, Léo Pereira e Renê; Arão, Diego, Arrascaeta, Everton Ribeiro (Michael), Bruno Henrique e Gabigol (Pedro). Técnico: Renato Gaúcho

ABC: Wellington Lima; Netinho, Donato, Vinícius Paulista e Bruno Souza; Vinícius Leandro, Marcos Antônio e Valderrama; Negueba, João Marcos e Gustavo Henrique. Técnico: Moacir Júnior.

Errata: o texto foi atualizado
A partida entre Flamengo e ABC é válida pelas oitavas de final da Copa do Brasil, não pela 13ª rodada do Brasileirão. O erro foi corrigido.

Flamengo