Topo

Corinthians

Desatenção no 2º tempo faz Corinthians perder a melhor defesa do Brasileiro

Sylvinho comanda o Corinthians contra o Cuiabá pelo Brasileirão - Gil Gomes/AGIF
Sylvinho comanda o Corinthians contra o Cuiabá pelo Brasileirão Imagem: Gil Gomes/AGIF

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

28/07/2021 04h00

Dono da melhor defesa do Campeonato Brasileiro ao encerramento da décima rodada, o Corinthians hoje, três partidas depois, já se vê atrás de Fortaleza, Flamengo, Atlético-MG e Sport nesse quesito. A queda de rendimento do Alvinegro deve-se, sobretudo, a lances de desatenção no segundos tempo, problema que deve ser trabalhado por Sylvinho ao longo desta semana.

Em 13 rodadas disputadas no Brasileirão, o Corinthians sofreu apenas 11 gols, sendo que 64% deles aconteceram após a volta do intervalo. Em duas oportunidades, contra Red Bull Bragantino e Atlético-MG (ambas na Neo Química Arena), o Alvinegro encerrou o primeiro tempo vencendo o confronto, mas levou a virada e foi superado após falhas na etapa final.

No jogo da última segunda (26), contra o Cuiabá, o Corinthians foi para o intervalo com uma vantagem de dois gols no marcador, mas novamente baixou seu nível de desempenho na segunda etapa. A equipe do Mato Grosso havia finalizado cinco vezes no primeiro tempo e conseguiu 11 chutes nos 45 minutos finais. Enquanto isso, o Timão sequer finalizou a gol nesse período.

De acordo com Sylvinho, a inconstância de sua equipe nos segundos tempos tem relação com a dificuldade do Campeonato Brasileiro e com o momento vivido pelo Corinthians. O treinador está no comando há 15 jogos e ainda trabalha para construir a identidade do Alvinegro, o que deve ser intensificado nas próximas semanas com as chegadas de Renato Augusto, Giuliano e, possivelmente, Róger Guedes.

"Um campeonato difícil, todos os times sofrem assim como o nosso. Quando temos que imprimir o ritmo, o time adversário também sofre. É absolutamente normal, um campeonato equilibrado, com muitas viagens. Uns sofrem menos, outros mais, mas estamos em um processo de construção. Estamos buscando nossas vitórias, nossa performance. É um processo de tempo e de construção", explicou o comandante do Timão.

A comissão técnica está ciente dos problemas e trabalha para encontrar soluções. O preparo físico dos jogadores foi intensificado nas duas últimas semanas, quando o Corinthians teve calendário livre com compromissos apenas no Brasileirão. Nos próximos dias, Sylvinho deve focar em aspectos técnicos e táticos nas atividades no CT Joaquim Grava.

Corinthians