Topo

Flamengo tenta 'abrir o leque' nas negociações para contratar Thiago Mendes

Juninho Pernambucano acompanha jogo contra o Red Star, no estádio Bauer, ao lado do presidente Jean-Michel Aulas - Tiago Leme
Juninho Pernambucano acompanha jogo contra o Red Star, no estádio Bauer, ao lado do presidente Jean-Michel Aulas Imagem: Tiago Leme

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

27/07/2021 04h00

De olho em reforços no mercado da bola, o Flamengo adota a cautela como estratégia e precisa se livrar de um conhecido "marcador" para ter sucesso no negócio pelo volante Thiago Mendes, do Lyon (FRA).

Diretor esportivo do clube francês, o ídolo vascaíno Juninho Pernambucano não vê com bons olhos os termos propostos pelo Fla, que tenta se aproximar do presidente Jean Michel Aulas para avançar no negócio.

Isso não significa que Juninho não tenha voz na interlocução com o Rubro-Negro, porém os cariocas querem abrir o leque para tentar facilitar a cessão do jogador, que não esconde de mais ninguém no Lyon que pretende vestir vermelho e preto.

O Flamengo quer o empréstimo gratuito de Mendes e tenta abaixar a corda dos valores que seriam fixados para uma opção de compra futura. A ideia é que o montante não passe muito da casa dos 7 milhões de euros (R$ 42,8 milhões), mas o Lyon ainda não está convencido de que esse é o melhor caminho. Metas a serem atingidas para a aquisição definitiva também estão em debate.

Em Lisboa desde sábado, o vice de futebol Marcos Braz e o diretor de futebol Bruno Spindel centralizam as conversas e a presença da dupla no continente europeu é considerada uma cartada importante para acelerar as transações.

Em outra frente, a cúpula de futebol trabalha pela chegada de Kenedy, do Chelsea. As conversas pelo ex-atacante do Flu se assemelham ao modelo proposto por Mendes, mas os ingleses também tentam ganhar tempo.

Sem espaço na equipe de Thomas Tuchel, Kenedy é visto como um jogador que pode render dinheiro para os Blues, mas ainda não há ofertas tentadores na mesa, o que joga a favor do Rubro-Negro.

O Fla usa o tempo a seu favor para "enrolar" as conversas e ganhar maior de poder de barganha nas negociações. À medida que o relógio corre, a janela de transferências se aproxima do encerramento e vai diminuindo possibilidades.