Topo

Corinthians

Corinthians enfrenta o Cuiabá pela primeira vez e revê velhos conhecidos

Clayson chegou ao Cuiabá em março deste ano e confia na permanência do Dourado na Série A - Divulgação/Asscom Dourado
Clayson chegou ao Cuiabá em março deste ano e confia na permanência do Dourado na Série A Imagem: Divulgação/Asscom Dourado

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

26/07/2021 04h00

Pela primeira vez em sua história, o Corinthians terá o Cuiabá como oponente no futebol profissional. Hoje (26), às 20h (de Brasília), o Timão visita a equipe do Mato Grosso, na Arena Pantanal, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Embora o confronto seja inédito, as diretorias dos dois clubes se aproximaram na última janela de transferência e o Alvinegro terá velhos conhecidos como adversários nesta noite.

Fundado em 2001, o Cuiabá estreia na Série A nesta temporada. Para se manter na elite do futebol nacional, a diretoria da equipe mato-grossense apostou em uma série de nomes que já passaram pelo Parque São Jorge. Além do goleiro Walter e o atacante Jonathan Cafú — emprestados pelo Corinthians e, portanto, impedidos de participarem do jogo desta noite —, o elenco do Dourado também conta com Uendel, Elton, Clayson e Marllon.

No início deste ano, o Corinthians cedeu Walter para o Cuiabá como uma forma de gratidão ao atleta depois de anos na reserva de Cássio. O goleiro optou por se transferir, e o Alvinegro não criou dificuldade alguma. Semanas mais tarde, o presidente Duilio Monteiro Alves assinou o empréstimo do atacante Jonathan Cafú, que não teria espaço no CT Joaquim Grava ao longo de 2021.

Além da dupla, o Corinthians revê três nomes que já foram campeões no Parque São Jorge. O centroavante Elton jogou a Copa Libertadores 2012, tendo inclusive marcado gol na campanha do título corintiano. O lateral Uendel levantou a taça do Campeonato Brasileiro de 2015 e o atacante Clayson, com passagem mais recente, ajudou o Alvinegro a conquistar o Brasileirão 2017 e duas edições do Campeonato Paulista (2018 e 2019).

Depois de duas derrotas seguidas, para Fortaleza e Atlético-MG, o Corinthians de Sylvinho busca a reabilitação no Campeonato Brasileiro. Até aqui, após 12 rodadas, a campanha é ligeiramente superior à do Cuiabá . Com um jogo a menos, o time do Centro-Oeste soma 12 pontos ganhos e registra 36,4% de aproveitamento. O Alvinegro tem 14 pontos, briga para retornar à primeira metade da tabela de classificação e conseguiu 38,9% dos pontos que disputou até aqui.

O jogo desta noite acontece na Arena Pantanal, estádio que o Corinthians não visita desde a temporada 2017. O Alvinegro ainda não pode contar com Renato Augusto e Giuliano. Eles ainda não foram inscritos no Brasileirão —a janela de transferências será aberta apenas na primeira semana do mês de agosto. Por conta disto, a base que vinha sendo utilizada por Sylvinho deve ser mantida.

Corinthians