Topo

CBF convoca assembleia de federações para definir futuro de Caboclo

Rogério Caboclo, presidente da CBF - Lucas Figueiredo/CBF
Rogério Caboclo, presidente da CBF Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Igor Siqueira

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/07/2021 18h29

Em que pese a decisão judicial que invalida a eleição de Rogério Caboclo e toda a chapa eleita com ele em 2018, a CBF convocou para o dia 3 de agosto a assembleia geral extraordinária que definirá o futuro do dirigente afastado da presidência por ser alvo da denúncia de assédio moral e sexual.

Em ofício assinado pelo presidente em exercício, o Coronel Nunes, a CBF convocou os presidentes das federações para deliberar sobre a esperada decisão definitiva da Comissão de Ética. A maioria dos dirigentes da CBF esperam um afastamento permanente de Caboclo no caso, mas qualquer cenário precisa ser referendado pelas federações.

Há uma série de itens na pauta da assembleia.

O primeiro é oficializar a venda do avião comprado por Caboclo por R$ 70 milhões no dia em que se tornou alvo da denúncia de assédio. A CBF achou comprador que pagou praticamente o mesmo valor.

Além disso, a proposta para a assembleia é validar a permanência do Coronel Nunes como presidente até a definição do seu sucesso, em eleição que deve acontecer se Caboclo for mesmo tirado do cargo em definitivo.

As federações precisarão ainda confirmar duas resoluções da diretoria da CBF, que estabelecem as regras para processos que tramitem na Comissão de Ética e uma burocracia para impedir que a CBF compre bens acima de R$ 5 milhões sem aval de uma comissão formada por diretores de áreas específicas da entidade.

A ideia é que os filiados da CBF deem poderes ao departamento jurídico para processar Caboclo e buscar ressarcimento financeiro na Justiça, caso seja necessário.