Topo

Cruzeiro

Cruzeiro: pressionado, Mozart tem resultados piores que dos antecessores

Cruzeiro tem apenas 33,3% de aproveitamento com Mozart no comando - Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Cruzeiro tem apenas 33,3% de aproveitamento com Mozart no comando Imagem: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/07/2021 04h00

O Cruzeiro mantém o técnico Mozart no cargo, mesmo com uma série de oito jogos sem vitória. Porém, a paciência da torcida já parece ter acabado. A Raposa amarga somente o 18º lugar na Série B, com 12 pontos conquistados em 14 rodadas, podendo ainda cair para a penúltima colocação. O time venceu apenas duas partidas na competição nacional até aqui.

Um dos momentos que mais irritou o torcedor foi na parada para a hidratação no segundo tempo. O treinador ficou de lado, enquanto seu auxiliar falava com o time. A cena descrita em entrevista coletiva deixou o técnico irritado. "Na parada, estava dando orientação para outro jogador. O Denis [Iwamura], auxiliar, para o restante da equipe", declarou.

Mozart é o primeiro técnico contratado pela nova diretoria celeste, que assumiu o clube em março, mas já é o quinto treinador a dirigir o time mineiro desde o descenso à Série B em 2019, com Adilson Batista no comando. Enderson Moreira, Ney Franco, Felipão e Felipe Conceição não desfrutaram do mesmo prestígio. Com exceção de Ney Franco, que também tinha 33,3% de aproveitamento, todos os demais deixaram o clube com números melhores que os de Mozart.

A seca de gols é outro ponto que irrita o treinador. Mesmo sem ver as redes em prol da Raposa balançarem em cinco das últimas seis partidas, o comandante prefere destacar que o clube está criando as oportunidades. Some-se a isso o fato de a equipe ter a pior defesa do torneio, com 23 gols sofridos, e temos o segundo pior saldo do campeonato (-7), só acima do lanterna Confiança.

O que preocupa os torcedores, para além dos números, é o fato de o técnico Mozart dizer que pretende manter o que está sendo feito, sem indicar quais soluções pensa em apresentar. "Vejo o empenho dos jogadores. Isso me dá satisfação. Infelizmente, futebol é assim mesmo. Temos que continuar insistindo. Só nós podemos reverter. Acredito muito na minha capacidade e na capacidade dos jogadores", avaliou.

Sem poder contratar novos jogadores e até mesmo com o risco de ser rebaixado pela Fifa por causa de dívidas, será o comando de Mozart capaz de produzir algum diferencial que alanque o time? A resposta, ou ao menos um indicativo dela, será vista nesta sexta-feira (30), às 21h, diante do Londrina no Mineirão.

Cruzeiro