Topo

Ex-presidente do Bahia chama de "virada de mesa" novo formato do Nordestão

Ex-presidente do Bahia, Marcelo Sant"Ana - EC Bahia
Ex-presidente do Bahia, Marcelo Sant'Ana Imagem: EC Bahia

Bruno Fernandes

Colaboração para o UOL, em Maceió

24/07/2021 19h15

O ex-presidente do Bahia, Marcelo Sant'Ana, classificou como "virada de mesa" a ampliação e consequente novo formato da Copa do Nordeste 2022 divulgado hoje (24) pelo vice-presidente da Liga do Nordeste, Constantino Júnior, por meio de uma publicação em suas redes sociais.

De acordo com o vice-presidente, a competição passará a contar com 36 clubes no total, com 24 tendo vaga na pré-Copa do Nordeste, que agora contará com três fases de mata-matas.

As mudanças no novo formato beneficiarão clubes tradicionais como Santa Cruz, América-RN e Treze, que não haviam conseguido vaga para a próxima edição do regional.

"Lamentável a virada de mesa se confirmar na Copa do Nordeste 2022. Um golpe na credibilidade. Querem acabar a Copa? Isso rasga os critérios de acesso previstos nos estaduais 2021. O absurdo passou na Assembleia de Clubes da Liga ou são acordos às vésperas da eleição na Liga?", escreveu por meio de sua conta oficial no Twitter.

De acordo com o novo formato, o critério de classificação para a fase de grupos não muda. Ainda serão os nove campeões estaduais e o melhor ranqueado de Pernambuco, da Bahia e do Ceará, já que são as federações melhores colocadas no ranking da CBF, totalizando 12 clubes.

Dos 24 clubes, 16 jogam a 1° fase e 8 entram diretamente na 2° fase. Esse critério está excluso para os clubes que já possuem acesso à Fase de Grupos do Nordestão 2022.