Topo

Redemoinho de poeira 'engole' campo durante final amadora na Bolívia; veja

Jogadores fugindo do redemoinho, que causou o adiamento da partida - Reprodução/Twitter/@MeteOrihuela
Jogadores fugindo do redemoinho, que causou o adiamento da partida Imagem: Reprodução/Twitter/@MeteOrihuela

Colaboração para o UOL, em São Paulo

23/07/2021 10h39

Um redemoinho de poeira passou por um campo de futebol em La Paz, na Bolívia, e causou o adiamento da final de um campeonato amador na segunda-feira (19). Apesar de ter atrasado a partida, o fenômeno natural não deixou feridos.

Ambas as equipes já estavam perfiladas para o início da disputa, quando o fenômeno, conhecido como "Dust Devil" (Diabo de Poeira, em tradução livre), tomou conta da cancha. Assim que perceberam o redemoinho, os jogadores correram para evitá-lo, todavia, integrantes da equipe de arbitragem foram "engolidos" pela poeira.

Como mostrado no vídeo, gravado por uma equipe que transmitiria a partida, o redemoinho puxou com força os objetos que estavam em seu caminho. E, apesar de não ter ferido ninguém, o "Dust Devil" isolou uniformes e outros equipamentos, que estavam soltos no gramado.

Segundo o jornal francês L'Indépendant, que repercutiu o caso, o fenômeno é comum em certas regiões da Bolívia, que têm clima seco e com baixa umidade. Entretanto, não há informação se a grande final da Liga de Achocalla pôde ser realizada ainda na segunda-feira.