Topo

Kalil revela encontro com clubes por retorno do público aos estádios de BH

Prefeito de BH, Alexandre Kalil - Reprodução/Redes Sociais
Prefeito de BH, Alexandre Kalil Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

22/07/2021 17h04

A Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH) promoverá encontro com os clubes de futebol da capital mineira para conversar a respeito do retorno do público aos estádios. O prefeito Alexandre Kalil revelou que haverá uma reunião na próxima semana para tratar do assunto. A intenção é autorizar inicialmente uma volta gradual a partir de 30% da capacidade dos estádios.

"Vamos ter uma reunião na terça com clubes de futebol, para ver a volta (do público), tudo dentro de protocolo, obviamente. Não podemos ter pressa, nem açodamento, nem euforia. A doença está aí, não acabou. O que eu peço para a população de Belo Horizonte, na linguagem do futebol: não vamos tomar gol aos 45 minutos do segundo tempo porque é burrice. Espero que a população entenda", revelou o prefeito da cidade, Alexandre Kalil, em entrevista à Rádio Super FM.

O gestor de Belo Horizonte dará início às conversas após o próprio Estado autorizar o retorno do público aos eventos esportivos, obviamente, respeitando protocolos de segurança sanitária. Na última semana o governo mineiro apresentou uma Nota Técnica do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES), e esse documento contempla o assunto da presença de público em Minas Gerais.

"Está se preparando um protocolo. Temos que voltar aos poucos, com juízo. Afinal de conta, quando você fala com 10%, 20%, 30% de público, isso não altera financeiramente para um clube de futebol. Mas está na hora de voltar aos poucos, com juízo, faz falta para muita gente, é uma diversão. Tudo vai ter hora. Na terça vamos nos reunir, é isso que está programado, com horário pré-marcado, para viabilizar a volta", completou Kalil.

Protocolo estadual

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) mineira informou que a Nota Técnica traz medidas sanitárias para eventos genéricos. Por isso, caberia à Federação Mineira de Futebol (FMF) traçar um protocolo próprio — seguindo determinações estaduais — para que jogos de futebol possam receber os torcedores novamente.

Vale ressaltar que para as partidas do Campeonato Brasileiro a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já afirmou que o retorno do público dependerá de autorizações das cidade-sede de todas as equipes que disputam a competição. Porém, para jogos da Copa Libertadores, as conversas estão mais adiantadas. Tanto que o Flamengo jogou com torcida contra o Defensa Y Justicia, da Argentina, nesta semana.