Topo

Libertadores - 2021

Olimpia vence o Inter nos pênaltis e encara o Flamengo nas quartas

Thiago Galhardo errou o pênalti decisivo que eliminou o Inter - EFE/Ricardo Rimoli POOL
Thiago Galhardo errou o pênalti decisivo que eliminou o Inter Imagem: EFE/Ricardo Rimoli POOL

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

22/07/2021 23h37

O Olimpia está nas quartas de final da Libertadores. Hoje (22), no Beira-Rio, o time paraguaio empatou em 0 a 0 com o Inter, repetindo o placar do jogo de ida, mas levou a melhor nos pênaltis com vitória por 5 a 4. Thiago Galhardo errou o pênalti decisivo.

Durante o tempo normal, o Colorado acumulou chances desperdiçadas, teve um gol anulado e ainda viu o meio-campista Edenilson desperdiçar uma cobrança pênalti —algo inédito em sua trajetória pelo time.

O Olimpia agora terá pela frente o Flamengo nas quartas de final. O Rubro-Negro confirmou classificação ontem (21) ao bater o Defensa y Justicia por 4 a 1, em Brasília.

Foi bem: Aguilar pega tudo

O experiente goleiro Alfredo Aguilar, 33, foi grande personagem do jogo. Ele defendeu repetidos lances cara a cara com jogadores do Inter, incluindo o pênalti de Edenilson

Foi mal: quan do Edenilson falhou

Edenilson perdeu seu primeiro pênalti pelo Inter, de maneira custosa a seu time. No segundo tempo, ele até bateu alto, mas foi sem força, permitindo que Aguilar esticasse o braço para alcançar a bola. Até então eram 14 pênaltis batidos com 100% de aproveitamento.

Patrick não consegue jogar

Patrick entrou em campo sob desconfiança. A fase do Pantera Negra não é a mesma do início de 2021, quando foi peça fundamental no vice-campeonato do Brasileirão. Sem acertar seus dribles característicos, ele pouco participou do jogo e precisou sair ainda no primeiro tempo após acusar um desconforto muscular na coxa direita.

O jogo do Inter: pressão e chances perdidas

O Inter pressionou desde o primeiro momento. Precisando da vitória para se classificar, o Colorado produziu muitas chances de gol e dominou o Olimpia durante todo o primeiro tempo. O grande defeito da equipe, porém, foi o desperdício. Ao menos sete oportunidades acabaram sem gol, e de todas as formas. Teve bola para fora, conclusão em cima do goleiro, milagre de Aguilar, chute na trave, pênalti perdido e gol anulado.

O jogo do Olimpia: visitante demora a entender o jogo

O Olimpia pareceu surpreso com a postura incisiva do Inter. Sem conseguir manter posse de bola (menos de 30% no primeiro tempo), a equipe paraguaia se limitou a viver de cruzamentos em cobranças de falta. Durante 45 minutos, pouco assustou o goleiro Daniel e depois viveu da expectativa de uma falha do adversário.

Prêmio milionário

Pela vaga nas quartas de final, o classificado recebe 1,5 milhão de dólares (R$ 7,8 milhões na cotação atual). Um dinheiro que fará bastante falta aos cofres do Inter numa temporada ainda afetada pela pandemia do novo coronavírus.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL (4) 0 X 0 (5) OLIMPIA

Data: 22/07/2021 (Quinta-feira)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Christian Ferreyra
Auxiliares: Pablo Llarena e Alberto Ponte
VAR: Julio Bascuñan
Cartões amarelos: Ivan Torres (OLI); Cuesta (INT);

Inter
Daniel; Heitor (Boschilia), Bruno Méndez, Cuesta e Moisés; Dourado, Edenilson, Patrick (Mauricio), Taison (Vinicius Mello) e Yuri Alberto (Palacios); Thiago Galhardo.
Técnico: Diego Aguirre

Olimpia
Aguilar; Salazar, Salcedo, Alcaraz (Cáceres) e Ivan Torres; Ortiz, Orzusa (W. González), Ojeda e Derlis González; Recalde (Silva) e Pitta.
Técnico: Sergio Orteman