Topo

Santos

Santos empata com Independiente e avança às quartas da Sul-Americana

Kaio Jorge comemora gol marcado com Carlos Sánchez durante partida do Santos contra o Independiente, pela volta das oitavas da Sul-Americana 2021. - Staff Images/Conmebol
Kaio Jorge comemora gol marcado com Carlos Sánchez durante partida do Santos contra o Independiente, pela volta das oitavas da Sul-Americana 2021. Imagem: Staff Images/Conmebol

Gabriela Brino

Colaboração para UOL, em Santos

22/07/2021 21h14

Com brilho de João Paulo, o Santos avançou às quartas de final da Sul-Americana após empate em 1 a 1 com o Independiente (ARG), nesta noite, em Avellaneda, pelo jogo de volta das oitavas da competição continental. Kaio Jorge abriu o placar pelos visitantes, enquanto Lucas González igualou pelos donos da casa.

Os argentinos terminaram a partida com dois a menos. Primeiro o VAR indicar punição ao zagueiro Juan Insaurralde, que cometeu falta em cima de Marinho em chance clara de gol. Além disso, Barreto foi expulso por falta dura em Kaio Jorge.

Com a vitória na Vila Belmiro por 1 a 0, o Peixe passa às quartas de final e enfrentará o Libertad, do Paraguai. É a primeira vez, aliás, que Fernando Diniz alcança esta fase como técnico. O Santos agora se junta ao Athletico-PR e ao Red Bull Bragantino para formar um trio brasileiro entre os oito melhores do torneio.

O melhor: João Paulo

O goleiro teve atuação impecável e foi fundamental para a classificação. Uma das melhores partidas do arqueiro com a camisa do Santos.

O pior: Jean Mota

Assim como em jogos anteriores, o meia teve uma marcação ruim e, quando tinha a bola, errou muitos passes. O meio-campo santista foi prejudicado por isso.

Independiente domina

O Santos até conseguiu ter um bom início, equilibrou a partida e não sofreu como visitante, mas foi questão de tempo para o time argentino em casa. Mais precisamente aos 20 minutos o Peixe passou a tomar pressão.

O time de Julio César Falcioni se encontrou na partida e praticamente anulou os santistas. O meio-campo atuou muito bem e criou diversas oportunidades. João Paulo, aliás, fez duas defesas importantes que salvaram o Santos.

Peixe frágil

Além da fragilidade em campo, o Santos não tinha a bola. E quando a tinha, perdia com tamanha facilidade, por isso mal chegava ao ataque. Diniz esteve inquieto na beira do gramado, mas, mesmo com os direcionamentos de seu técnico, o Santos não acertava.

Milagre santista

Em meio a muita pressão, o Peixe encontrou um milagre na partida. Carlos Sánchez tentou um lançamento para Kaio Jorge, e Insaurralde errou o bote e deixou espaço para o Menino da Vila apenas empurrar para a rede. Com o gol, os argentinos precisavam fazer três gols para garantir a classificação.

Após marcar, o time de Fernando Diniz se organizou e errou menos. Nesta primeira etapa Kaio Jorge, Kaiky e Felipe Jonatan foram destaques positivos.

João Paulo

A segunda etapa iniciou com João Paulo brilhando em mais uma defesa difícil. O Independiente retornou com sangue nos olhos e quase marcou com Lucas Romero, que chutou, mas João defendeu com direito a sobra. Romero tentou novamente e o goleiro salva o Peixe.

Minutos mais tarde, Bustos chegou na área e encheu o pé em um chute cruzado. João, impecável, faz mais uma defesa importante.

Expulsão

Em contra-ataque, Marinho saiu disparado e ganhou de Insaurralde, que cometeu falta. O árbitro Diego Haro amarelou o argentino, mas o VAR foi acionado e deu a orientação para sua expulsão, por entender que Marinho teve chance clara interrompida.

Gol argentino

Mesmo com um a menos, o Independiente insistiu pelo empate. E conseguiu no erro de Vinicius Zanocelo. O jovem foi tentar ajeitar a bola e errou passe, que sobrou para Lucas González encher o pé e fazer 1 a 1 em Avellaneda.

Pirani ainda conseguiu arrancar boa chance para o Peixe, mas a bola passou raspando na trave. O Peixe, apesar da vantagem, tentou sair na frente o tempo todo.

Final dramático

O jogo terminou de forma dramática. Barreto, que já estava amarelado, fez falta dura em Kaio Jorge e acabou expulso. O clima esquentou e o zagueiro bateu boca com o árbitro e com alguns santistas. Na sequência, os donos da casa chegaram de forma perigosa e assustaram os santistas.

FICHA TÉCNICA

INDEPENDIENTE 1 X 1 SANTOS

Local: Estádio Libertadores da América, em Avellaneda, Argentina.

Data/Hora: 22/07/2021, quinta-feira, às 19h15 (de Brasília)

Árbitro: Diego Haro (PER)
Assistentes: Jonny Bossio (PER) e Edwar Saavedra (BOL)

VAR: Juan Soto (VEN)

Cartões amarelos: Blanco, Lucas Rometo e Barreto (IND) - Kaiky (SAN)

Cartões vermelhos: Insaurralde e Barreto (IND)

GOLS: Kaio Jorge (1-0), Lucas Gonzáles (1-1)

INDEPENDIENTE: Sosa; Bustos, Barreto, Insaurralde e Rodríguez (Soñora); Lucas Romero, Blanco (Herrera), Palacios (Márquez), Velasco (Martínez) e Roa (González); Sergio Romero. Técnico: Julio Falcioni.

SANTOS: João Paulo, Madson, Luiz Felipe, Kaiky e Felipe Jonatan; Camacho (Alison), Jean Mota (Vinicius Zanocelo) e Carlos Sánchez (Gabriel Pirani); Marinho (Lucas Braga), Marcos Guilherme (Marcos Leonardo) e Kaio Jorge. Técnico: Fernando Diniz.

Santos