Topo

Associação de Clubes comemora VAR nas Séries B, C e D do Brasileiro

Árbitro Jean Pierre Goncalves Lima recorre ao VAR em jogo da Série A do Campeonato Brasileiro - Fernanda Luz/AGIF
Árbitro Jean Pierre Goncalves Lima recorre ao VAR em jogo da Série A do Campeonato Brasileiro Imagem: Fernanda Luz/AGIF

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

22/07/2021 19h52

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou na tarde de hoje que os jogos do segundo turno da Série B do Campeonato Brasileiro e às fases finais das Séries C e D do Nacional serão contemplados com o árbitro de vídeo (VAR). A decisão foi comemorada pela Associação Nacional de Clubes de Futebol (ANCF), que pleiteou o "custo zero" para as equipes.

Segundo informações recebidas pelo UOL Esporte, a CBF bancará o valor operacional da ferramenta, que se mostra cada vez mais importante no futebol moderno, evitando erros que prejudiquem não só as equipes, mas o jogo de uma forma geral.

No total, 230 jogos serão contemplados, sendo 190 na Segunda Divisão, 26 na Terceira Divisão e 14 na Série D.

O presidente da ANCF, Francisco José Battistotti, que preside o Avaí, destacou que a implantação do árbitro de vídeo nas partas "traz mais segurança aos envolvidos nos jogos e consequentemente as partidas são conduzidas com maior tranquilidade havendo menos lances com decisões polêmicas", destaca Battistotti.

A decisão da entidade que comanda o futebol, em atender a reivindicação da Associação Nacional de Clubes de Futebol, deverá ser referendada pelos conselhos técnicos do clubes. E foi também comemorada pelo presidente em exercício da CBF.

"Estamos tirando do papel uma reivindicação que os clubes disputantes dessas séries faziam há tempos. É mais um aperfeiçoamento muito importante da CBF às competições nacionais. Isso trará mais justiça ao jogo e mais segurança aos árbitros. As Séries B, C e D mobilizam torcedores, comunidades, cidades e mereciam muito este investimento", afirmou Antônio Carlos Nunes Lima, o Coronel Nunes.