Topo

São Paulo

Crespo elogia Marquinhos e minimiza idade: "Não interessa se tem 40 ou 18"

Marquinhos comemora com Crespo após marcar para o São Paulo contra o Racing - Marcelo Endelli/Getty Images
Marquinhos comemora com Crespo após marcar para o São Paulo contra o Racing Imagem: Marcelo Endelli/Getty Images

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

21/07/2021 00h07

A vitória do São Paulo sobre o Racing, hoje (20), que garantiu a classificação às quartas de final da Libertadores, teve como um dos destaques um jovem de apenas 18 anos. Marquinhos participou dos três gols do triunfo por 3 a 1, sendo responsável por fazer o segundo deles. A atuação rendeu elogios de Hernán Crespo durante a entrevista coletiva.

"Marquinhos estreou há uma semana e ter sido protagonista hoje é uma grande satisfação para todos. Ele é um produto feito em Cotia, e, quando vê um time com as características do nosso, com vários jogadores de Cotia, é uma grande satisfação", disse o treinador.

Marquinhos chegou no São Paulo aos 8 anos. Desde então, passou por todas as categorias de base do clube antes de ser levado para o profissional. Ele fez hoje sua quarta partida sob o comando de Crespo, a primeira como titular.

"Sempre analisamos as situações da partida, e sempre trabalhamos com Cotia. Por isso que Welington está jogando, o Marquinhos jogou hoje, em outras ocasiões jogou o Talles. Nós acreditamos que os jovens são o futuro, mas precisamos de gente como Arboleda, Miranda, Léo e Volpi. Gente de talento e experiência para ajudar os mais jovens", prosseguiu.

Ao longo da entrevista, Crespo foi questionado sobre a decisão de deixar veteranos no bando de reservas, como Reinaldo, e apostar em jovens, como Marquinhos. "Eles sabem perfeitamente que eu não olho documento. Não me interessa se tem 40 anos ou 18. Se treinam bem e eu acredito que devam jogar, eles jogam. É isso que temos feito há cinco vezes. Às vezes funciona, às vezes não. Sabemos dos problemas financeiros do clube, e temos que encontrar soluções, criar situações novas".

Confira outras declarações de Hernán Crespo:

Vaga garantida

Estamos muito felizes por avançar para as quartas de final. Já havíamos conseguido algo que não ocorreu nos últimos cinco anos, que foi chegar nas oitavas. Agora, melhoramos chegando nas quartas. Jogamos como achamos que deveríamos jogar, somos uma equipe que gosta de ficar com a bola. Estamos construindo uma equipe que possa jogar nas duas situações, com a bola e em contra-ataques. No meio, há uma construção que vai se dando no dia a dia. Estou feliz pela produção da equipe.

A gente sabe perfeitamente o que precisa para continuar essa situação de construção.

Homenagem ao massagista que passou mal contra o Fortaleza

Estou muito feliz com o jogo, por isso que aconteceu durante o jogo. Mas quero aproveitar a dedicar ao nosso companheiro de trabalho Marcelinho, que esteve muito mal no jogo passado, e agora está saindo da situação do hospital. Queremos dedicar essa classificação para ele.

São Paulo será difícil de ser batido?

A gente é um time em construção. Um time que fez muitas coisas importantes, mas ao mesmo tempo sabendo que a situação é crítica como falei há três dias. Sabemos perfeitamente que tivemos muitos desfalques, acho que foi fundamental voltar com Rigoni, Benítez, Miranda. É muito mais fácil jogar um futebol e alcançar o resultado quanto tem jogadores talentosos em ótimas condições. Mas em situação normal precisamos tempo. Estamos muito felizes, mas precisamos que os grandes jogadores voltem ao time.

Opção por deixar Luan no banco

Primeiro, porque o resultado nos obrigava a arriscar algumas situações, porque precisávamos fazer um gol. Depois, ajuda muito ao Benitez ter dois jogadores rápidos como Rigoni e Marquinhos, e pensamos que poderia ajudar pelas alas o Welington e o Igor Vinicius. Para ter um equilíbrio durante o jogo, precisamos de três zagueiros e um volante central com bom passe, como Liziero, e um jogador de armação, como Sara.

São Paulo