Topo

Grêmio vive "imersão" de Felipão e enxuga elenco a pedido do técnico

Lucas Uebel/Grêmio
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

20/07/2021 04h00

O Grêmio jogou em Quito, depois foi ao Rio de Janeiro e, hoje (20), volta a atuar em Porto Alegre. Os dias que antecederam a partida contra a LDU, segundo jogo das oitavas de final da Copa Sul-Americana, foram uma espécie de imersão do elenco no jeito Felipão de ser e treinar. O ambiente, em regime de concentração, facilitou aproximação maior entre técnico e jogadores. Ao mesmo tempo, o clube passou a enxugar o elenco principal.

Grêmio e LDU entram em campo às 19h15 (horário de Brasília), na Arena do Grêmio. Como venceu por 1 a 0 no Equador, na semana passada, o time gaúcho pode até empatar que avança às quartas de final do torneio.

A partida contra o time equatoriano será a quarta do Grêmio sob comando de Felipão. Desde a estreia, no empate sem gols diante do Internacional, a equipe apresentou mais detalhes da proposta atual: reforçar a defesa e jogar no contra-ataque. Resultado de um intensivo entre os treinos, as viagens e os jogos.

As duas vitórias, os três jogos sem perder e levar gols, ajudaram a melhorar o ambiente. Mas o próprio treinador, com o estilo de lidar no dia a dia, mexeu com o elenco.

"O Felipão é um cara espetacular. Ele é um paizão mesmo. Quando ele fechou com o Grêmio, alguns companheiros falaram sobre ele. Ele deixa o ambiente alegre, pede para a gente conversar bastante até na hora das refeições", disse Alisson, meia-atacante do Grêmio.

O plano de Felipão e dos auxiliares Paulo Turra e Carlos Pracidelli é simples. Otimizar o tempo para ajustar o time. Sem treino em campo durante longos períodos, a saída foi investir em trabalho sem a bola. Conversa, mesmo. E as viagens caíram como uma luva.

"Tive mais possibilidade de conhecê-los no aspecto pessoal. Tive oportunidade de passar a eles aspectos que acontecem no jogo. E alguns vídeos. Também não adianta ficar passando vídeo a toda hora. Mas me deu oportunidade de, pelo menos, adaptar nosso jogadores àquilo que preciso nesse nosso momento especial. E acredito que eles estão confiando e eu, confiando na recíproca que eles vêm me dando", disse Felipão.

Em Porto Alegre, o Grêmio tratou de ajudar. O clube deslocou Paulo Victor, Victor Ferraz e Everton Cardoso para treinamentos em turno inverso ao do elenco. Pedro Lucas, meia-atacante de 18 anos, passou a trabalhar com o time de transição e mais nomes deverão deixar a rotina de treinos. Tudo para otimizar o tempo e a preparação do time.

A ideia é que com poucos jogadores, a atenção de Felipão e dos auxiliares serão maior àqueles que estão em campo ou no CT. Com muita gente, o nível do trabalho pode cair.

"O Grêmio tem um grupo que teria 40, 44 jogadores. Não podemos trabalhar ao mesmo tempo com 44 pessoas fazendo o mesmo trabalho. Não existe, não tem condições. Estamos readequando algumas coisas", comentou Luiz Felipe Scolari na coletiva de apresentação no Grêmio.

Ficha técnica
GRÊMIO X LDU

Data e hora: 20/07/2021 (terça-feira), às 19h15 (de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: Conmebol TV (PPV)
Árbitro: José Argote (VEN)
Auxiliares: Alberto Ponte (VEN) e Pablo Llarena (URU)
VAR: Carlos Benitez (PAR)

GRÊMIO: Gabriel Chapecó; Vanderson, Geromel, Kannemann e Cortez (Diogo Barbosa); Fernando Henrique, Victor Bobsin, Jean Pyerre, Léo Pereira e Alisson; Diego Souza

LDU: Gabbarini; José Quinteros, Franklin Guerra, Caicedo e Luis Ayala; Piovi e Jordy Alcívar; Matías Zunino, Adolfo Muñoz (Billy Arce) e Djorkaeff Reasco; Luis Amarilla