Topo

Atlético-MG

Ídolo e 8º maior artilheiro do Atlético-MG, Ubaldo Miranda completa 90 anos

Henrique André

Do UOL, em Belo Horizonte

19/07/2021 04h00

Oitavo maior artilheiro da história do Atlético-MG, com 135 gols marcados em 234 jogos disputados, o ex-atacante Ubaldo Miranda completa 90 anos de vida nesta segunda-feira (19), véspera do duelo do Alvinegro contra o Boca Juniors-ARG, segunda das oitavas de final da Libertadores.

Nascido em Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas Gerais, Ubaldo foi campeão mineiro em 1950, 1952, 1953, 1954, 1955 e 1958, integrando um dos maiores esquadrões da história do Galo.

O ápice do ex-atacante ocorreu em um dos momentos de maior hegemonia do clube no futebol mineiro, que foi na chamada Era Independência, quando o Gigante do Horto era o maior estádio de Belo Horizonte.

Em 1953 e 1958, além da taça, Miranda alcançou a artilharia, balançando as redes 13 vezes nos dois torneios.

ubaldo - Atlético - Atlético
Ubaldo foi presenteado pelo Atlético-MG com uma televisão nova, após o aparelho antigo ter queimado
Imagem: Atlético

Presente antecipado

No fim de janeiro, o aniversariante do dia ganhou um presente especial da torcida e também da diretoria do Atlético-MG. Sem televisão em casa, após o aparelho antigo queimar, ele recebeu um mais moderno, das mão do presidente Sérgio Coelho Batista, além de ganhar assinatura de um ano do pay per view.

"Mesmo estando ao nosso lado há pouco tempo, a Betano já compreendeu que o Atlético é, em sua essência, esta enorme paixão dos torcedores pelo Clube e pelos ídolos que, como o Ubaldo, ajudaram a escrever a história da nossa camisa", disse Coelho, na época.

Sujeito humilde e longe de ter feito riqueza no futebol, Miranda também contou com o suporte dos torcedores, que iniciaram campanha nas redes sociais para a compra do eletrodoméstico. Contudo, após o clube e um dos patrocinadores entrarem na jogada, o dinheiro arrecadado serviu para ajudar o ídolo.

Atlético-MG