Topo

No Flamengo, Renato tem elenco com perfil diferente, mas com "recuperáveis"

Técnico Renato Gaúcho conversa com o elenco do Flamengo - Alexandre Vidal / Flamengo
Técnico Renato Gaúcho conversa com o elenco do Flamengo Imagem: Alexandre Vidal / Flamengo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

17/07/2021 04h00

Na passagem mais recente pelo Grêmio, Renato Gaúcho acabou ganhando fama de técnico que "recupera jogador". O elenco estrelado do Flamengo talvez não apresente necessariamente ao treinador um nome que exija esse perfil restaurador, mas, ainda assim, oferece integrantes que podem mudar o rumo no Rubro-Negro. O atacante Michael, autor do gol da vitória sobre o Defensa y Justicia, da Argentina, é um destes exemplos.

O clube da Gávea, já há alguns anos, encontra-se em uma situação financeira mais confortável e, com poder de investimento, mudou a postura no mercado. Jogadores em baixa ou já em reta final de carreira foram ignorados. Ainda assim, o Fla tem peças que buscam uma retomada.

Herói da vitória que deu vantagem ao Rubro-Negro na luta por vaga nas quartas de final da Libertadores, Michael é um destes casos. Após um 2020 apagado, tem evoluído e vem conseguindo atuações mais próximas às que o consagrou no Goiás, em 2019, chamando a atenção de grandes clubes.

"Eu procuro sempre recuperar os jogadores que estão em baixa, porque eu preciso de todo mundo. Tenho certeza que o Michael vai continuar nos ajudando, como outros jogadores que não estão em boa fase. Tenho certeza que o grupo vai estar muito mais forte", disse o treinador, na apresentação.

Apontado como possível substituto de Pablo Marí, Léo Pereira chegou com status de grande contratação, mas não conseguiu repetir o futebol que lhe rendeu destaque no Athletico-PR. O também zagueiro Bruno Viana, que estava no Braga (POR) e chegou ao clube para a atual temporada, teve até um início promissor, mas passou a oscilar.

O goleiro Hugo Souza, candidato a uma das grandes revelações do Flamengo nos últimos anos, teve boas atuações e virou xodó da torcida no ano passado. Mas o rendimento caiu e ele chegou a ser preterido até mesmo quando Diego Alves esteve fora de ação. Vitinho foi outro que começou a temporada com números melhores que em anos anteriores, mas ainda luta por mais espaço.

Há também Thiago Maia, que está voltando após longo período de recuperação de uma cirurgia no joelho esquerdo. O jogador, que foi uma das grandes contratações do Fla em 2020, retornou no duelo com o Juventude, há menos de um mês, e ainda busca o melhor ritmo e adaptação.

Vale lembrar que Renato, ao menos no último trabalho, girou bastante o elenco dependendo do momento do calendário e dos jogos que teria à frente. Na chegada ao Flamengo, em partes, defendeu a tese e, caso mantenha a estratégia, pode ser que alguns jogadores passem a ser mais utilizados.

"Poupar em algumas competições, às vezes, as pessoas entendem mal. A gente sempre quer a força total, mas, no momento em que o jogador está desgastado, e o exame de CK mostra que ele pode ter uma lesão, esse jogador vai ser poupado. A explicação é essa. O fisiologista e o preparador físico ajudam o treinador. No momento em que ele se sentir bem, vai jogar", apontou.