Topo

Vasco

Vasco segue forte nas 3 principais categorias da base mesmo após desmanche

Vasco é líder isolado do Campeonato Brasileiro sub-20 e está nas quartas da mesma competição no sub-17 - Rafael Ribeiro / Vasco
Vasco é líder isolado do Campeonato Brasileiro sub-20 e está nas quartas da mesma competição no sub-17 Imagem: Rafael Ribeiro / Vasco

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/07/2021 04h00

Mesmo após sofrer um desmanche de funcionários nas divisões de base, com muitos se mudando principalmente para o Corinthians, o Vasco segue forte nas três principais categorias do departamento: sub-20, sub-17 e sub-15.

No sub-20, por exemplo, o Cruzmaltino lidera de forma isolada o Campeonato Brasileiro com quatro vitórias, um empate, 12 gols marcados e apenas um sofrido. No domingo passado, por exemplo, aplicou uma sonora goleada de 6 a 0 sobre o Corinthians em pleno Parque São Jorge (SP).

No sub-17, o Vasco está nas quartas de final do Campeonato Brasileiro e venceu o Palmeiras por 2 a 1 no jogo de ida, no Rio. A volta acontecerá hoje (16), às 15h, no Allianz Parque (SP).

Na mesma categoria o time também está nas semifinais da Copa Rio, tendo vencido o jogo de ida por 1 a 0 sobre o Bangu. A volta acontecerá amanhã (17), às 11h, no estádio Nivaldo Pereira (RJ).

Já no sub-15 o Vasco também está na semifinal da Copa Rio, mas perdeu o jogo de ida por 3 a 0 para o Fluminense. A volta também será amanhã (17) no Nivaldo Pereira, só que às 9h.

Oito funcionários já foram para o Corinthians

Carlos Brazil assume a função que era de Fernando Yamada no Corinthians - Felipe Szpak/ Ag. Corinthians  - Felipe Szpak/ Ag. Corinthians
Carlos Brazil deixou a gerência geral da base do Vasco e assumiu a do Corinthians
Imagem: Felipe Szpak/ Ag. Corinthians

A saída mais importante até o momento foi a do ex-gerente geral da base, Carlos Brazil, que foi para o Corinthians e é apontado por muitos como o principal responsável pela grande evolução do departamento. Com ele, porém, foram mais oito funcionários de diferentes cargos, o que gerou uma revolta por parte dos dirigentes vascaínos, que reclamaram de uma possível falta de ética do cartola.

Se transferiram também para o clube paulista: Eduardo Húngaro (coordenador técnico); Witor Bastos (coordenador de análise de mercado); Clauber Rocha (supervisor); Erick Galvão (gerente administrativo); Alexandre Falbo (coordenador de captação); Marcio Assis (coordenador científico); João Bonfatti (supervisor metodológico) e Sarah Borborema (assessora de imprensa).

Saída de técnico do sub-20 gera grande polêmica

Técnico Diogo Siston virou pivô de uma confusão envolvendo o Corinthians após sua saída do Vasco - Rafael Ribeiro / Vasco - Rafael Ribeiro / Vasco
Técnico Diogo Siston virou pivô de uma confusão envolvendo o Corinthians após sua saída do Vasco
Imagem: Rafael Ribeiro / Vasco

O grande estopim que estremeceu as relações entre Vasco e Corinthians — principalmente entre os dirigentes vascaínos e Carlos Brazil — foi a saída do técnico Diogo Siston da equipe sub-20. O profissional se reuniu com a diretoria cruzmaltina e solicitou sua demissão na semana passada.

Em nota oficial, o Vasco informou o desligamento de Siston alegando que o técnico justificou seu pedido por ter uma proposta do Corinthians. Ao UOL Esporte, porém, o clube paulista negou que tivesse feito um convite ao treinador e que estaria demitindo seu comandando do sub-20, Tarcísio Pugliesi.

A reportagem, no entanto, apurou que Brazil já havia decidido, sim, pelo desligamento de Pugliesi e a contratação de Siston, porém o conselheiro Jacinto Antônio Ribeiro, o Jaça, utilizando-se de sua força política nos bastidores, impediu a queda de Pugliesi.

No entanto, a movimentação interna acabou não resistindo por muito tempo, já que os resultados ruins seguiram e Tarcísio Pugliesi acabou sendo demitido na última quarta-feira (14) após o empate com o São Paulo, que manteve o Corinthians como lanterna do Brasileiro sub-20.

No meio deste imbróglio, Diogo Siston, por ora, está desempregado. O time do Vasco tem sido comandado interinamente pelo auxiliar Alexandre Gomes.

Vasco já fez reposições com a ajuda de Pássaro

Rodrigo Dias, ex-Sport, é o novo executivo das categorias de base do Vasco - Twitter Sport Recife - Twitter Sport Recife
Rodrigo Dias, ex-Sport, é o novo executivo das categorias de base do Vasco
Imagem: Twitter Sport Recife

Apesar do desmanche ter sido grande para o Corinthians, o Vasco já fez uma reposição das peças. Para o lugar de Carlos Brazil, o clube trouxe Rodrigo Dias, ex-Sport. A contratação teve o "dedo" do diretor-executivo de futebol do profissional, Alexandre Pássaro.

"De fato, saíram alguns profissionais da base para o Corinthians, mas praticamente já repusemos todos eles. Inclusive, estes profissionais participaram de um processo de transição com os profissionais que chegaram. A condução do processo e acordo com estes funcionários foi de extremo profissionalismo", declarou Dias ao UOL Esporte.

Outros funcionários já haviam saído anteriormente

A debandada para o Corinthians não foi a única que aconteceu nas categorias de base. Anteriormente, quando Carlos Brazil ainda estava no comando do departamento, o Vasco já havia sofrido com saídas. Algumas delas foram:

Rodrigo Pinheiro - Preparador de Goleiros Sub-20 - Fluminense

Ney Souto - Coordenador Administrativo - Flamengo

Fred Cascardo - Coordenador de Captação - Desportivo Brazil

Fabrício Vasconselos - Coordenador de Análise - Athletico-PR

Marcos Valadares - Treinador Sub-20 - Atlético-MG

Celso Martins - Técnico Sub-20 - Azuriz

Dudu Patetuci - Técnico Sub-15 - CBF

Alexandre Grasseli - Técnico Sub-20 - Cruzeiro

Próspero Paoli - Coordenador Metodológico - Cruzeiro

Fábio Fernandes - Supervisor Sub-17 - Flamengo

André - Supervisor Sub-12 - Flamengo

Wellington - Observador - Flamengo

Andrey Piegas - Treinador Sub-9 - Internacional

Igor Guerra - Auxiliar Técnico Sub-20 - Desportivo Brasil

Dupin - Analista de Desempenho - Athletico-PR

Sub-20 teve perdas para o profissional

Na semana passada, Vasco renovou o contrato de Arthur Sales até setembro de 2025 - Divulgação / Vasco - Divulgação / Vasco
Arthur Sales fez "hat trick" sobre Corinthians no sub-20 e depois foi utilizado por Cabo na Série B contra Coritiba
Imagem: Divulgação / Vasco

A campanha invicta e a liderança isolada do Vasco no Campeonato Brasileiro sub-20 é ainda mais destacada em função da equipe estar sendo constantemente desfalcada pelo elenco profissional, já que o técnico Marcelo Cabo tem utilizado os principais destaques nos jogos da Série B, casos dos atacantes Arthur Sales e Figueiredo e do lateral esquerdo Riquelme.

A tendência agora é a de que o trio "desça" para o sub-20 somente nos jogos mais decisivos, uma vez que os jovens têm ganhado cada vez mais espaço no time de cima.

Reforços chegaram recentemente

Atacante Tavares, de 19 anos, ex-Internacional, foi contratado pelo Vasco da Gama este mês - Divulgação / Vasco - Divulgação / Vasco
Atacante Tavares, de 19 anos, ex-Internacional, foi contratado pelo Vasco da Gama este mês
Imagem: Divulgação / Vasco

Apesar da grande campanha que vem fazendo no Campeonato Brasileiro sub-20, o Vasco não está parado. Somente neste mês o clube anunciou dois reforços para a categoria: o atacante Tavares e o meia Felipe Evangelista.

Tavares era tratado como promessa no Internacional e chegou a ser inscrito na Copa Libertadores de 2020. Porém, o jovem teve problemas de renovação com o Colorado, ficou livre e optou por fechar com o seu clube de coração, onde chegou a jogar quando era mais novo.

Já Felipe Evangelista, de 20 anos, é formado pelo Londrina e teve uma rápida passagem por empréstimo pelo profissional do Auraucária (PR).

Vasco