Topo

Santos

"Tive risco de perder a perna e até a vida", diz Raniel, de volta ao Santos

Raniel comemora no gramado pelo Santos - Ivan Storti
Raniel comemora no gramado pelo Santos Imagem: Ivan Storti

Gabriela Brino

Colaboração para UOL, em Santos

16/07/2021 15h41

Depois de quase perder a perna por consequência de uma trombose e imaginar que não jogaria mais futebol, Raniel está de volta ao Santos após 282 dias de recuperação. A agonia foi grande. O atacante, inclusive, temeu perder até a vida em meio ao processo, mas teve seu "milagre" quando foi a campo por alguns minutos em clássico com o Palmeiras, no último sábado (10), no Allianz Parque.

Para Raniel, voltar a jogar bola no Peixe era algo muito distante de sua realidade. Na ocasião, além de enfrentar a trombose venosa profunda na perna direita, ele teve problemas pessoais e foi submetido a duas cirurgias: uma fasciotomia e a uma drenagem de um hematoma na perna.

"Foi uma mistura de sensações quando o Diniz me chamou ali no Allianz. Passou um filme na minha cabeça, de toda a minha trajetória e luta diária para chegar até aquele momento. Quando o professor me chamou parecia que eu estava estreando novamente como profissional. Coração a mil por hora. Era uma coisa que cada vez eu via mais longe na minha vida, que era entrar em campo de novo. Fiquei feliz demais e até um pouco tonto na hora de entrar em campo. A perna tremeu bastante. Foi um milagre eu estar ali dentro", disse.

"Em muitos momentos eu fiquei sem sentir a perna. Era como se ela estivesse dormente. O médico do hospital de Goiânia me disse que eu estava ali entre um ou dois minutos de perder a minha perna. Foram momentos angustiantes e que não desejo para ninguém. Tive risco de perder a perna ou até a vida. Por isso que hoje eu posso dizer que sou um milagre", relembra.

Serginho Chulapa conversa com Raniel durante treino do Santos no CT Rei Pelé - Ivan Storti/Santos - Ivan Storti/Santos
Serginho Chulapa conversa com Raniel durante treino do Santos no CT Rei Pelé
Imagem: Ivan Storti/Santos

Em março deste ano, Raniel ainda precisou passar por mais uma cirurgia na região, desta vez um alongamento da musculatura posterior e de retirada de uma fibrose que limitava os movimentos do seu tornozelo. Ele relembrou a péssima sensação que teve no início da doença, mas também comentou como parecia uma criança de cinco anos após conseguir pisar no chão sem dores.

"Se te falar que não (pensou que não jogaria mais futebol) eu vou estar mentindo. Muitas vezes passou pela minha cabeça que eu nunca mais entraria em campo novamente. Quando fiz a primeira cirurgia, ainda em outubro, eu não conseguia colocar o calcanhar no chão. Chegava animado em casa após os treinos, mas quando acordava no outro dia era uma dor absurda e eu não conseguia pisar. Cheguei a comentar com a minha esposa que estava perdendo as esperanças de poder voltar a andar normalmente. Mas depois da segunda cirurgia, no momento em que coloquei o pé no chão foi uma sensação única, pois não sentia mais a dor. Eu parecia uma criança de cinco anos comemorando que ganhou um doce. Fiquei sem saber o que fazer de tão feliz", ressaltou.

O atacante de 25 anos citou seu filho Felipe como fundamental durante o tratamento após a trombose. O menino, hoje com dois anos, ficou quase um mês internado, entre março e abril de 2020, em uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) depois de sofrer um acidente doméstico que resultou em afogamento em uma piscina.

Raniel, atacante do Santos - Ivan Storti/Santos FC - Ivan Storti/Santos FC
Raniel, atacante do Santos
Imagem: Ivan Storti/Santos FC

"Várias vezes eu chegava em casa p***, pois não conseguia exercer meu trabalho no CT, mas então eu via meus filhos sorrindo para mim, principalmente o Felipe, que sofreu o acidente ano passado. Meu filho passou perto de não estar mais entre nós, mas estava ali engatinhando e feliz. Eu parava para pensar: 'Como que eu, com 25 anos na cara, vou desistir de toda uma vida que sonhei, sendo que meu filho de dois anos lutou pela vida com nove meses e hoje é um milagre?' Ele me deu muita força para continuar acreditando", afirmou o atacante, bastante emocionado.

Após superar a situação e dar a volta por cima, Raniel agora quer voltar a se reconhecer como o antigo atleta que ajudava o Peixe. Ele, aliás, tem a torcida do elenco, que prometeu invadir o gramado quando ele marcar seu próximo gol.

"Tenho muita fé de que vou voltar a ser o Raniel que eu sempre fui. Vou voltar a ser o cara que ajuda a equipe, faz gols e ganha títulos. Tudo isso que passou só me deixou mais forte. Estou super bem e ansioso demais para voltar a ajudar esse clube de verdade. Todo mundo aqui do CT está doido para me ver fazer um gol de novo. Já me falaram que quando eu marcar vai todo mundo invadir o campo para comemorar junto. Eu vou dar essa volta por cima também pela família e pela comissão do Santos FC, pois todos merecem esse momento por tudo que passaram comigo", concluiu.

Santos