Topo

Inter vê elenco fragilizado por desgaste, lesões e troca de técnico

BRUNO CANTINI/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: BRUNO CANTINI/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

16/07/2021 04h00

A disputa pelo título do Campeonato Brasileiro da temporada passada até o último segundo, a pré-temporada de poucos dias, duas mudanças de comissão técnica em seis meses e enxurrada de lesões fazem o Internacional entender que o elenco está, atualmente, fragilizado. A leitura é apresentada como contexto para atuações ruins e resultados abaixo do esperado, no Brasileirão e também Copa Libertadores.

De janeiro para cá, o Inter entrou em campo 46 vezes. Na média, o clube atuou a cada quatro dias. Em 11 jogos, esteve envolvido na disputa pelo título do Brasileirão de 2020.

A avaliação interna é que a corrida pela taça gerou desgaste maior do que o normal, tanto físico quanto mental. E o preço tem sido pago, em parcelas, ao longo da atual temporada.

Outro ponto que é tratado como decisivo para a queda de rendimento está nas trocas de treinador. Em fevereiro, Abel Braga saiu para a chegada de Miguel Ángel Ramírez. E em junho, foi a vez do treinador espanhol sair para contratação de Diego Aguirre.

A mudança de método de trabalho, desde coisas simples do dia até o jeito de jogar, afetou o elenco. Não só o time, mas também o grupo de apoio no dia a dia.

O Internacional, entre fevereiro e junho, chegou a mudar peças do elenco para evoluir dentro da ideia de jogo de Miguel Ángel Ramírez. Alterações em menor quantidade do que o planejado, mas que ainda assim geraram um desequilíbrio no grupo.

Atualmente, o Inter entende que tem cerca de 20 jogadores realmente aptos para atuar com frequência e entregar alto nível de competitividade. O número é considerado baixo.

Por fim, a onda de lesões de todo tipo também é citada nos corredores do clube como um dos motivos para os resultados recentes. Taison, por exemplo, voltou a jogar no Gre-Nal depois de lesão muscular na coxa e novamente é baixa por entorse no tornozelo. Ou seja, não teve sequência e nem a equipe pôde avançar em padrão e entrosamento com ele.

O Inter volta a campo contra o Juventude, no domingo (18), em Porto Alegre.