PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Brasileiros começam invictos no mata-mata da Libertadores e Sul-Americana

Kaio Jorge comemora gol marcado na vitória do Santos contra o Independiente, pela ida das oitavas da Sul-Americana - Fernanda Luz/AGIF
Kaio Jorge comemora gol marcado na vitória do Santos contra o Independiente, pela ida das oitavas da Sul-Americana Imagem: Fernanda Luz/AGIF

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/07/2021 04h00

A semana de início do mata-mata da Copa Libertadores e da Sul-Americana foi marcada por uma sequência invicta e de ótimos resultados das equipes brasileiras nas duas competições. O empate por 0 a 0 do Internacional com o Olimpia-PAR, em Assunção, encerrou a série de dez partidas entre terça (13) e quinta-feira (15), com sete vitórias e três empates nos jogos de ida.

No primeiro dia de jogos com a volta da Liberta, o Fluminense venceu o Cerro Porteño-PAR fora de casa, com gols de Nenê e Egídio, em partida marcada por erro da arbitragem. O São Paulo empatou por 1 a 1 em casa com o Racing-ARG, com gols de Vitor Bueno e Copetti, e o Atlético-MG foi para La Bombonera para enfrentar o Boca Juniors-ARG, e voltou de Buenos Aires com o empate por 0 a 0.

Na quarta-feira (14), os dois últimos campeões da Libertadores conquistaram vitórias fora de casa: o Palmeiras bateu a Universidad Católica-CHI por 1 a 0, com gol de pênalti de Raphael Veiga, e o Flamengo superou o Defensa y Justicia-ARG pelo mesmo placar; Michael balançou as redes pelo Rubro-Negro.

A sequência na competição foi encerrada nesta quinta, com grande atuação do goleiro Daniel, que fez excelentes defesas e garantiu o empate sem gols contra o Olimpia no estádio Manuel Ferreira.

Na Sul-Americana, só vitórias

Na Copa Sul-Americana, os clubes brasileiros tiveram 100% de aproveitamento, com quatro vitórias em quatro jogos.

Na terça-feira, Grêmio visitou a LDU-EQU, na altitude de Quito, e venceu por 1 a 0, com gol de Léo Pereira. Também fora de casa, o Athletico-PR bateu o América de Cali-COL por 1 a 0. Nikão, de pênalti, marcou para a equipe de Antônio Oliveira.

O melhor resultado das equipes do Brasil durante a semana ficou para o Red Bull Bragantino, que foi para Guayaquil e bateu o Independiente Del Valle-EQU, campeão da competição em 2019, por 2 a 0. Os tentos foram marcados por Fabrício Bruno e Ramires.

A última vitória brasileira na sequência foi do Santos, que superou o Independiente-ARG na Vila Belmiro por 1 a 0. Kaio Jorge foi o autor do único gol da partida.

Jogos de volta

Os dez times voltam a campo para decidirem suas vagas nas quartas de final já na próxima semana. Na terça-feira (20), pela Libertadores, Atlético-MG e Fluminense recebem Boca Juniors e Cerro Porteño, respectivamente, e o São Paulo visita o Racing na Argentina. Na Sul-Americana, o Grêmio enfrenta a LDU na Arena e o Athletico-PR pega o América de Cali em Curitiba-PR.

Na quarta (21), o Palmeiras encara a Universidad Católica no Allianz Parque, e o Flamengo recebe o Defensa y Justicia no Maracanã. Pela Sula, o Bragantino encara o Del Valle em Bragança Paulista-SP.

Na quinta-feira (22), os últimos dois jogos: o Inter recebe o Olimpia no Beira-Rio pela Libertadores, enquanto o Santos visita o Rey de Copas.

Futebol