Topo

OPINIÃO

Renato Gaúcho vai dar certo no Flamengo? Colunistas opinam

Renato Gaúcho orienta time em sua estreia pelo Flamengo contra o Defensa y Justicia, na Libertadores - Florencio Varela/Getty Images
Renato Gaúcho orienta time em sua estreia pelo Flamengo contra o Defensa y Justicia, na Libertadores Imagem: Florencio Varela/Getty Images

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

15/07/2021 12h22

Resumo da notícia

  • Colunistas do UOL Esporte opinam: Renato Gaúcho vai dar certo no Flamengo?
  • "Caso insista na estratégia adotada na estreia, não", alerta Mauro Cezar
  • Milton Neves: "Tem tudo para dar certo. Ele fala a língua do boleiro"
  • Coutinho: "Renato, na realidade, é o escudo perfeito que a diretoria precisava"

Renato Gaúcho fez na noite de ontem (14) sua estreia no comando do Flamengo. No duelo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores, o time rubro-negro venceu o Defensa y Justicia por 1 a 0 na Argentina e agora pode empatar no Maracanã, na próxima quarta (21), para avançar às quartas.

E aí, será que Renato Gaúcho vai dar certo no Flamengo? Os colunistas do UOL Esporte opinaram, confira as respostas:

Não acredito, como não acreditava em 2016, quando voltou ao Grêmio. Mas o Flamengo, Renato e o futebol brasileiro têm suas lógicas próprias. No final, é uma questão de química e contexto favorável. A primeira impressão não foi boa, mesmo considerando as dificuldades. Vejamos a sequência.
ANDRÉ ROCHA

No aspecto tático, Renato Gaúcho está abaixo de Rogério Ceni. O novo treinador, no entanto, tem mais capacidade de gerir um vestiário complicadíssimo como é o do Flamengo. No futebol, especialmente o brasileiro, não adianta nem ter só tática ou nem só gerir vestiário. O desafio é o equilíbrio disso, porque técnica o Rubro-negro tem.
DANILO LAVIERI

Caso insista na estratégia adotada na estreia, não. Se conversar com os jogadores mais experientes, eles lhe darão ideias mais adequadas ao perfil do elenco. Então haverá uma chance. Importante: alguns jogadores do Flamengo têm mais conhecimento, mais conteúdo tático e estratégico sobre futebol do que o atual treinador rubro-negro.
MAURO CEZAR

Eu acredito que sim. Renato é bom treinador, preza construção de jogo desde os volantes. Gosta de jogo rápido pelas pontas...E tem preocupação defensiva, além de bom controle de grupo.
MENON

Acho que ele está bastante alinhado com os valores éticos e morais da atual diretoria. Pode dar certo, sim, na medida em que aí encontrar ambiente para trabalhar.
MILLY LACOMBE

Tem tudo para dar certo. Ele fala a língua do boleiro e, em um time tão bom quanto o do Flamengo, técnico que quer inventar muito pode acabar atrapalhando. E ele deve também recuperar algumas boas peças que vinham sendo perseguidas pela torcida, como Michael e Vitinho.
MILTON NEVES

A chance de dar certo é grande. Elenco bom, treinador bom e respaldo da da torcida. O pacote positivo é completo.
PERRONE

Acredito que sim. Se fizer um trabalho semelhante ao que fez no Grêmio, tem chances de conquistar títulos importantes. A equipe gaúcha campeã da Copa do Brasil de 2016 e da Libertadores de 2017 era tecnicamente inferior ao time rubro-negro atual. Por que ele não pode repetir aquele estilo de jogo agora, no Flamengo?
RENATO MAURÍCIO PRADO

Tem tudo para dar certo, sim. Renato é o treinador brasileiro que fez o melhor trabalho nos últimos dez anos depois de Tite. É preciso dar um tempo também para sua adaptação. É um treinador que soube dirigir muito bem jogadores experientes e garotos da base no Grêmio. Tem um ótimo desempenho em torneios de mata-mata. Acho que foi a melhor escolha para o Flamengo.
RODOLFO RODRIGUES

Não acredito que Renato tenha conteúdo para treinar uma equipe com as aspirações do Flamengo. Considero-o limitado em ideias e o que vimos durante um período do trabalho no Grêmio não é o comum da sua carreira. É um profissional que vai dar competitividade ao time. Muitas vezes uma abordagem mais "resultadista" na montagem da equipe, mas distante daquilo que se espera do nível do time titular rubro-negro. Renato, na realidade, é o escudo perfeito que a diretoria precisava, e conta com a adesão de uma parte grande da torcida pelo seu comportamento despojado, pelo personagem que criou. Falta conteúdo!
RODRIGO COUTINHO

Renato é um técnico com limitações sob o ponto de vista tático, tanto que só tem um trabalho vistoso mesmo na carreira que é o Grêmio de 2016 e 2017. De resto, fez o mesmo básico da maioria de técnicos brasileiros. E foi isso que indicou na sua estreia, embora muito cedo para falar. Mas futebol é as vezes aleatório e o Flamengo tem um bom elenco, então, Pode dar certo no resultado até porque não há nenhum time sobrando no Brasil e no continente.
RODRIGO MATTOS