Topo

Cinco brasileiros continuam na briga pelo prêmio 'Golden Boy'

Rodrygo comemora gol marcado contra a Inter de Milão pela Liga dos Campeões - Alessandro Garofalo/Reuters
Rodrygo comemora gol marcado contra a Inter de Milão pela Liga dos Campeões Imagem: Alessandro Garofalo/Reuters

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/07/2021 10h30

Um mês após anunciar a lista dos 100 candidatos ao prêmio Golden Boy - com cinco brasileiros na disputa -, o jornal italiano 'Tuttosport', diminuiu a lista para 80 concorrentes. Os jogadores nascidos no Brasil continuam na briga pelo título de jovem estrela do futebol mundial.

Os brasileiros indicados são Luis Henrique (Olympique de Marselha); Marcos Paulo (Atlético de Madri); Gabriel Martinelli (Arsenal); Reinier (Borussia Dortmund) e Rodrygo (Real Madrid).

O prêmio é dado anualmente, desde 2003, pelo jornal italiano ao melhor jogador em atividade no futebol europeu abaixo dos 21 anos.

Na atual temporada, Eric García e Pedri (Barcelona), Mason Greenwood (Manchester United), Jamal Musiala (Bayern de Munique) e Camavinga (Rennes) tem sido apontados como os favoritos a ficar com o troféu.

Apenas dois brasileiros já conquistaram o prêmio. Em 2008, o meio-campista Anderson, que atuava pelo Manchester United e, no ano seguinte, o atacante Alexandre Pato, que jogava no Milan.

Nomes de grande destaque do futebol internacional ganharam o prêmio na última década, como Pogba (2013), Sterling (2014), Mbappé (2017) e Erling Haaland (2020).