Topo

Corinthians

Jovem que viralizou na várzea e encantou craques fecha com Corinthians

Ruan Rodrigo e o empresário Everton Olveira após assinar com o Corinthians - Arquivo Pessoal
Ruan Rodrigo e o empresário Everton Olveira após assinar com o Corinthians Imagem: Arquivo Pessoal

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/07/2021 04h00

O jovem Ruan Rodrigo, de apenas 16 anos, viu sua vida mudar de uma hora para outra. Nascido em Lajedo, em Pernambuco, o garoto tímido e de família humilde acaba de fechar contrato com o Corinthians. Poderia ser apenas mais uma história entre tantas outras de um adolescente pobre que deseja ser jogador profissional, mas, com Ruan, o caminho até a realização do sonho é que foi inusitado.

Um vídeo com ele jogando 2 x 2 (modalidade famosa na várzea) viralizou na internet há cerca de um mês. Abusado com a bola nos pés, o garoto arrisca dribles difíceis e marca belos gols no confronto. A habilidade do jovem chamou a atenção de vários jogadores profissionais, que comentaram a publicação. Os elogios de Marcelo, Keno, Zé Roberto, Falcão (futsal) deixaram o jovem sob os holofotes.

Foi o suficiente para vários clubes entrarem em contato com a família de Ruan Rodrigo para levá-lo para as categorias de base. Na disputa entre São Paulo, o Corinthians e até um clube croata, quem se deu melhor foi o time do Parque São Jorge. Há três semanas, ele viajou para São Paulo, onde realizou alguns testes. Aprovado nos exames médicos, Ruan foi liberado para assinar o contrato.

Ruan Rodrigo assina contrato com o Corinthians - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Ruan Rodrigo assina contrato com o Corinthians
Imagem: Arquivo Pessoal

Os vídeos foram gravados pelo Resenha Futebol da Torre, página nas redes sociais dedicada ao futebol de várzea. "Vejo tudo o que está acontecendo na vida do Ruan e fico muito emocionado. A gente sabe o quanto o moleque sonha jogar um futebol e ver esse recebendo apoio desses craques todos é muito gratificante", disse o responsável pela página, Leo da Torre, na época em que o vídeo viralizou.

O conteúdo ganhou ainda mais projeção quando foi replicado nas redes sociais do narrador Ney Silva. O 'Galvão da Várzea', inclusive, recebeu inúmeras mensagens no Instagram de empresários interessados em fechar com a joia.

"Só torço que um dos tantos empresários que me procuraram façam alguma coisa de boa para o garoto que é craque. E que o menino também entenda que o início é difícil, de dor, sofrimento, de saudade, mas que vale a pena e vai dar certo", disse Ney Silva, na ocasião.

Vida nova

O empresário escolhido por Ruan foi Everton Oliveira. O acerto com o Corinthians foi na última segunda-feira, e no dia seguinte o garoto participou do primeiro treino como contratado de um dos maiores clubes do país. Graças ao talento demonstrado na várzea, ao 'empurrãozinho' de alguns famosos e à nova parceria, o sonho de criança começou a se realizar.

Foram cerca de 30 dias entre os primeiros contatos com o Corinthians e a assinatura do contrato. A demora levantou questionamentos, mas tem uma explicação simples.

"Ele é de uma família bem humilde e é bem tranquilo, tímido. Garoto do bem e é que diferente com a bola. Ele tem carinho pelo Corinthians e não pensou duas vezes. Demorou um pouquinho para assinar porque tivemos que tirar uma série de documentação que ele e família não tinham", disse o empresário Everton Oliveira, ao explicar a negociação.

"Entrei em contato com ele quando o vídeo viralizou. Sou empresário e gosto de papo reto. Tenho um contato no Corinthians e mostrei a situação. Imediatamente o clube quis que ele fizesse exames para treinar lá. Tinha algumas ofertas do São Paulo e de time da Croácia, mas o projeto do Corinthians era melhor", completou.

"Ele treinou muito bem, ele é diferente. Tenho certeza que vai dar tudo certo. Já está morando em um apartamento em São Paulo, e a família dele vai vir ficar junto com ele. Acho que é o melhor para a carreira dele", finalizou.

Ruan Rodrigo viralizou na várzea e foi contratado para base do Corinthians - Divulgação - Divulgação
Ruan Rodrigo viralizou na várzea e foi contratado para base do Corinthians
Imagem: Divulgação

Corinthians