Topo

Goleiro da Universidad Católica, "Cenoura" tem só um jogo de Libertadores

Sebastian Pérez, goleiro da Universidad Católica do Chile  - Divulgação/ Universidad Católica
Sebastian Pérez, goleiro da Universidad Católica do Chile Imagem: Divulgação/ Universidad Católica

Diego Iwata Lima

De São Paulo

14/07/2021 04h00

A Universidad Católica (CHI) tem um pepino para enfrentar o Palmeiras nesta quarta, e seu nome é Cenoura (Zanahoria, em Espanhol). Esse é o apelido do goleiro Sebastián Pérez, 30, que fará neste dia 14, contra o Alviverde, seu segundo jogo de Libertadores na carreira, pelas oitavas de final da competição. O primeiro foi em 27 de maio, contra o Atlético Nacional (COL), na vitória por 2 a 0. O então titular Matías Diturro estava com covid,

O goleiro ruivo, razão do apelido, foi revelado pelo Everton de Viña del Mar, em 2010. Pérez chegou à Católica no início de 2021, depois de boas temporadas pelo pequeno Deportes Iquique, rebaixado para a segunda divisão chilena na última edição do Nacional.

Ele veio para ser reserva de Diturro, que se tornou ídolo local. Mas o técnico argentino Eduardo Coudet, ex-Inter, hoje no Celta de Vigo (ESP), fez o favor aos cruzados, como é conhecida a torcida da equipe, de contratar Diturro, elevando Cenoura à inesperada condição de titular.

"A saída de Diturro para o Celta de Vigo tem peso para causar um problema à Católica", disse ao UOL o jornalista chileno Martín Gutiérrez, do jornal El Mercurio. "Pérez é um bom goleiro, mas tem pouca experiência de Libertadores, o que pode complicar. Até o momento, fez boas atuações na Copa Chile e no único jogo que fez pela Libertadores, quando Matías não pôde jogar", completou.

A janela para contratações no Chile só reabre no próximo dia 22, e o clube pensa em trazer um jogador de mais renome quando possível. Até lá, o técnico Gustavo Poyet terá de se virar com Cenoura em quatro dos compromissos mais importantes dos próximos meses. Além dos jogos de ida e volta com o Palmeiras, a Católica enfrentará o Colo-Colo e o Clássico Estudantil, como é conhecido o embate com a Universidad de Chile, La U, nas próximas quatro semanas. Será uma prova de fogo para Cenoura.