Topo

Cruzeiro

Áudio vazado expõe presidente do Cruzeiro com críticas a Léo e Moreno

Sérgio Santos Rodrigues, presidente do Cruzeiro, tem sido alvo de muitas críticas por parte de torcedores do clube - Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Sérgio Santos Rodrigues, presidente do Cruzeiro, tem sido alvo de muitas críticas por parte de torcedores do clube Imagem: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Do UOL, em Belo Horizonte

13/07/2021 17h46

O Cruzeiro se transformou em um vulcão que dia sim, dia não entra em erupção. Além dos problemas financeiros e centenas de processos judiciais, o clima ruim entre torcida e presidente gera mais um capítulo quente e turbulento. Vazou no Whatsapp um áudio gravado em um encontro entre o mandatário Sérgio Santos Rodrigues e torcedores — realizado há umas semanas — e na conversa o dirigente falou sobre indicações do ex-técnico Felipão, criticou o zagueiro Léo, que deixou o clube recentemente, e ainda disse que o atacante Guilherme Bissoli era melhor que o boliviano Marcelo Moreno.

O conteúdo do áudio, o qual o UOL Esporte teve acesso, foram revelados inicialmente pelo jornal carioca O Dia.

Polêmica com o zagueiro Léo

O zagueiro Léo, que chegou a ser vetado de entrar na Toca II antes de rescindir seu contrato com o clube, deixou o Cruzeiro no fim de maio após 11 anos de serviços prestados a equipe azul. A polêmica que envolveu o jogador e a presidência celeste tem a situação médica do atleta como ponto principal.

"Os médicos nossos falaram: 'eu não dou laudo para ele jogar, eu não tenho coragem de deixar o Léo voltar pro campo'. Aí ele falou que queria voltar pro campo, e eu falei 'então vamos ter que rescindir, porque você quer voltar para o campo e o médico não quer deixar. Mas, eu não vou divulgar isso, porque senão, ninguém te contrata, é um acordo de cavalheiros. Beleza?' 'Beleza'", disse Sérgio Rodrigues no áudio vazado.

No áudio, Sérgio diz que Léo chegou a dizer que Deus iria fazê-lo voltar a jogar, mesmo com os profissionais da fisioterapia do clube mostrando que, de acordo com o presidente do Cruzeiro, a situação do zagueiro demandaria cirurgia.

"Ai beleza, ele vem e machuca, chega no fim do ano e ele fala: quero treinar fora, quero recuperar fora. Aí eu falei: Léo, nosso fisioterapeuta é da seleção brasileira, e nossos dois médicos têm fila para operar com eles no particular, você vai mexer fora? 'Vou'. Beleza, custou seu, tá aqui a autorização, vai. Tem várias mensagens dele e do Daniel [Superintendente Médico do Cruzeiro], 'Léo manda o relatório, Léo, como que tá aí?'. E ele só mandava foto dele na esteira. Léo volta: 'vou jogar'. Ai exame. 'Léo, seu menisco está fora do lugar.' 'Não, porque Deus vai me fazer jogar'. Juro por Deus. Ai o Charlinho (Charles Costa, fisioterapeuta do Cruzeiro) olhou na cara dele e disse: Se tem uma coisa que você não está tendo é Deus no coração. Foi desse jeito", contou o presidente.

A reportagem apurou que o zagueiro Léo já tomou conhecimento do áudio vazado e que deve se pronunciar em breve sobre o episódio.

Polêmica com Marcelo Moreno

O presidente do Cruzeiro também fez críticas ao atacante Marcelo Moreno. Vale ressaltar que o áudio vazado diz respeito a um encontro de Sérgio Rodrigues com torcedores antes do boliviano retornar ao clube, após servir sua seleção em jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, no Catar, e da Copa América.

Rodrigues chegou a dizer que Guilherme Bissoli, jovem atacante emprestado ao Cruzeiro pelo Athletico-PR, era melhor que o boliviano, reserva do time e que tinha alto custo para o clube. " Eu acho que ele é um custo caro para ser o nosso reserva, ele não é nosso titular. Eu acho que pelo que já demonstrou o Bissoli é mais jogador do que ele.... Hoje", disse Rodrigues, que foi questionado por um torcedor.

"Quantos jogos que o Bissoli tem aí?"; o presidente respondeu: "Três", sendo logo retrucado. "E você acha que 3 jogos já é o suficiente para demonstrar alguma coisa?", questionou.

"Ele (Bissoli) tem um gol e uma assistência e participa muito mais do jogo", ainda comentou o presidente da Raposa, ouvindo logo depois um "que isso" do torcedor, impressionado com a opinião.

Pedrinho e Felipão

O diálogo de Sérgio Santos Rodrigues e os torcedores que vazou também tem uma parte que fala sobre reforços pedidos pelo então técnico Felipão, e Pedro Lourenço, mecenas que tem salvado o Cruzeiro de momentos complicados, como as dívidas na Fifa.

"Graças ao Ney Franco a gente pagou o transfer ban [punição da Fifa], porque o Pedrinho só pagou porque era ele, que foi técnico dos meninos do Pedrinho", revelou Rodrigues em outro ponto do áudio vazado.

Sobre reforços pedidos por Felipão, o presidente disse que o treinador pediu jogadores fora da realidade do Cruzeiro.

"Ele falou que tem que contratar, eu falei me dá o dinheiro. O grande problema é fazer futebol sem dinheiro. Eu falei: contrata você. Escolhe, fala quem você quer. Por exemplo, o negócio do Felipão, ele me pediu o Bigode (William, do Palmeiras), Deyverson, Junior Santos e Thiago Santos, os quatro juntos davam R$3 milhões. Se alguém pagar, eu trago. Eu tinha eles todos na mão para trazer. Só que não tem dinheiro para pagar, essa é a grande dificuldade. Eu sei que a gente precisa de reforço, a gente está correndo atrás pra caramba", falou.

O que (não) diz o Cruzeiro

O UOL Esporte procurou a assessoria do Cruzeiro para tomar nota da resposta de Sérgio Santos Rodrigues sobre mais um vazamento de conversas com torcedores. O clube até o momento não se pronunciou.

Recentemente, em entrevista coletiva, Sérgio Rodrigues criticou o vazamento de conversas e disse que os conteúdos foram tirados do contexto.

Cruzeiro