Topo

Renato encontra Flamengo mais encorpado e tem missão de pacificar clube

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

12/07/2021 04h00

A vitória de virada sobre a Chapecoense aliviou os corações rubro-negros e reacendeu as esperanças de que o Flamengo pode começar a trilhar um novo caminho com Renato Gaúcho.

O novo comandante esteve ontem no Maracanã, viu de perto o triunfo de seus novos comandados e chegou a dar palpites nas substituições. Hoje, ele vai ao Ninho pela primeira vez e será oficialmente apresentado. Para sua felicidade, ele terá à disposição um material que fez falta para Rogério Ceni e foi decisivo para selar seu destino.

Contra os catarinenses, o Flamengo já teve de volta Everton Ribeiro, que deu acréscimo importante de qualidade ao time. Já com o retorno também de Isla e Arrascaeta, o Rubro-negro vai se livrando do fantasma da Copa América e volta a ter feições do time que encantou o torcedor.

Gabigol, último que falta para completar o grupo, volta hoje ao CT. Ele cumpriu uma "suspensão" de um jogo imposta pela diretoria e será multado, fruto ainda do episódio que antecedeu o jogo contra o Coritiba. Agora sob o comando de Renato, o Flamengo entende que terá alguém com mais tato para lidar com os atletas.

"Acho que o Renato conhece bem a equipe do Flamengo, não é esse jogo que vai deixar uma impressão para ele. Ele vai implantar a ideia dele, o grupo está bem entregue, e o Renato vai fazer um grande trabalho. É um grupo que quer trabalhar e que deixa tudo em campo", disse Maurício Souza, que dirigiu a equipe contra a Chapecoense.

Rogério Ceni foi muito elogiado pela qualidade de seus treinos, mas o relacionamento com o grupo se deteriorou à medida que o tempo passou. Muito introspectivo, o ex-treinador foi colecionando pequenas rusgas e perdeu apoio. Agora, o Rubro-negro tenta caminhar em uma direção da harmonia e a pacificação.

"O Renato nem precisa de dica. Se eu pudesse falar algo, seria para tratar o grupo com carinho. É um grupo vitorioso e que se incomoda quando não joga bem", completou Souza.

Após um primeiro contato mais distante, Renato começa hoje a botar a mão na massa. Depois de conceder entrevista, o técnico irá comandar seu primeiro treino e já viaja para a Argentina, local do jogo de quarta (14) contra o Defensa y Justicia, pela Libertadores. Em tempos de novo comando, as esperanças estão renovadas na Gávea.