Topo

Presidente do Bayern: 'Kroos não tem lugar neste futebol'; jogador responde

Toni Kroos anunciou aposentadoria da seleção da Alemanha - Reprodução/Instagram
Toni Kroos anunciou aposentadoria da seleção da Alemanha Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL

12/07/2021 15h09

Uli Hoeness, agora presidente honorário do Bayern de Munique, criticou duramente Toni Kroos em programa da "Sport 1'', ao dizer que o meio-campista do Real Madrid possui um estilo de jogo ultrapassado.

"Na terceira partida das eliminatórias para a Copa do Mundo jogamos com três a menos porque Löw teve que colocar Toni Kroos. Kroos não tem lugar neste futebol. É o principal problema. Gosto muito dele, ele saiu de jogos de nível mundial e foi ótimo para o Bayern, mas a sua forma de jogar acabou. Deveria ter-se dito: 'O Kroos não cabe neste futebol com os seus passes horizontais'. É jogado na vertical. Se corre para a frente com a bola a toda a velocidade. Contra a Inglaterra, Kroos não ultrapassou a linha do meio-campo. Ele sempre jogou do círculo central e horizontalmente até que a defesa adversária fosse organizada. Mas você tem que arriscar, você tem que jogar com alguém, ser derrubado... Isso é um problema", disse o alemão.

As críticas também se concentraram em Joachim Löw, a quem culpou por ter escolhido Kroos ao invés de outros jogadores. "Se tivéssemos jogado com quatro defensores e com Goretzka, Kimmich e Müller mais Sané, Gnabry e Havertz, estaríamos agora em uma posição diferente. A Alemanha jogou um futebol terrível", insistiu.

Além disso, Lothar Matthäus também demonstrou insatisfação com o futebol apresentado pelo jogador madridista: "Ele se vê melhor do que eu. Não é nada pessoal: parabenizo-o por tudo o que conquistou no Real Madrid e na seleção. Tirando o chapéu para sua carreira e seu desempenho geral, Toni é um grande e elegante jogador. Mas o seu desempenho na Euro foi decepcionante, ele não conseguia liderar a equipe. Senti falta da paixão, do fogo e dos passes verticais. Todo o contato com a bola não ajuda, é bom vê-lo, mas não é eficaz. Seus passes baixos e centros longos são como seu penteado: bonito e limpo, totalmente correto. Mas isso leva tempo e espírito do jogo. Houve muitos passes horizontais, ele se joga muito para trás... ", escreveu a lenda da Alemanha no Bild.

Em seu Twitter, Kroos respondeu às críticas feitas por Hoeness e Matthaus, que ele citou indiretamente como o próprio 'jardineiro' de Uli Hoeness: "Ele é um homem com grande experiência no futebol (embora não tenha sido suficiente para a RTL), pouco interessado em polêmicas e totalmente em paz consigo mesmo. Assim como seu jardineiro."

Kroos se referiu a Matthaus como 'jardineiro' devido a uma conhecida discussão entre este e Hoeness na qual o ex-presidente, em 2002, disse que o ex-jogador alemão não se tornaria nem mesmo o jardineiro do Bayern quando sua carreira acabasse. Além disso, em um tweet em que apareceu como o melhor jogador do Euro em termos de passes na fase de grupos, Kroos escreveu: "Uli não vai gostar disso".