Topo

Eurocopa - 2021

Southgate assume responsabilidade e diz que escolheu os batedores na final

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

11/07/2021 20h02

Gareth Southgate, treinador da Inglaterra, assumiu toda a responsabilidade pela derrota diante da Itália nos pênaltis e pelo vice-campeonato. Na visão do treinador, as decisões foram tomadas buscando a vitória e que eles ganham ou perdem sempre como um time. Além disso, ele também assumiu que a lista dos batedores de pênaltis na decisão foi definida por ele.

Marcus Rashford e Jadon Sancho entraram no final do segundo tempo da prorrogação apenas para bater os pênaltis e perderam suas cobranças. O quinto a bater e o último errar foi o jovem Bukayo Saka, de 19 anos.

"Nos preparamos da melhor maneira possível. É a minha responsabilidade, eu escolhi os jogadores para cobrar as penalidades", disse em entrevista ao final da partida. Southgate também ficou marcado por perder um pênalti, em 1996, nas semifinais da Eurocopa daquele ano, diante da Alemanha. "Treinamos os pênaltis e essa foi a ordem que se estabeleceu. Foi minha decisão, como treinador", completou.

Na visão do treinador, os jogadores deram tudo que podiam dentro das quatro linhas para sair com o título e quebrar o jejum de 55 anos sem títulos da Seleção. "Eles deram tudo de si. Os jogadores foram firmes durante toda a partida e é assim que eles devem permanecer", afirmou.