Topo

Neymar e Messi fazem tira-teima com taça da Copa América e jejuns em jogo

Danilo Lavieri e Gabriel Carneiro

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/07/2021 04h00

O duelo de hoje (10), às 21h, no Maracanã, tem a taça da Copa América como principal objetivo, mas muita gente vai ligar a televisão não só para ver Brasil e Argentina, mas também para acompanhar o duelo entre Messi e Neymar. Eles fazem um tira-teima de quem pode ser apontado o melhor da competição e, por que não, quem é o melhor do ano no futebol mundial.

Com a queda precoce dos favoritos na Eurocopa, a disputa pela Bola de Ouro ficou bastante indefinida e um eventual show na final da competição sul-americana pode ter peso importante na decisão. Os dois não se enfrentavam pelas suas respectivas seleções desde 2016, em duelo pelas Eliminatórias Sul-Americanas à Copa da Rússia de 2018.

O duelo é bom e vale lembrar que Neymar tem uma partida a menos em relação ao seu ex-companheiro de Barcelona porque foi poupado da última partida da fase de grupos contra o Equador.

De acordo com o Sofascore, site especializado em estatísticas, Messi tem quatro gols em 27 finalizações, enquanto o brasileiro tem dois em 22 tentativas. No momento de entortar a coluna do adversário, o argentino também tem vantagem: são 33 contra 26 do camisa 10 da seleção brasileira.

Na hora de ajudar os companheiros, Messi segue à frente: são cinco assistências contra três da revelação santista. Neymar leva ligeira vantagem na precisão dos seus passes. Ele deu 178 passes certos, o que significa uma precisão de 80,78%, enquanto seu rival tem taxa de acerto de 80,18%, o que representa 206 passes certos.

A ferramenta de estatísticas ainda mostra que desse total de passes, 19 do argentino resultaram em uma jogada perigosa, contra 18 do brasileiro.

No total, pelo Barcelona, Messi fez 44 gols em 59 jogos e esteve em campo por 5.273 minutos. Isso significa média de 0,74 gol por jogo. Já Neymar, pelo Paris Saint-Germain, tem 24 gols em 40 partidas, com 3.134 minutos em campo, o que significa média de 0,6 por jogo.

O brasileiro declarou recentemente que parou de pensar em conquistar a Bola de Ouro após algumas tentativas frustradas. Ele viu Messi e Cristiano Ronaldo protagonizarem a disputa nos últimos anos e, no PSG, não conseguiu os holofotes que desejava.

Do outro lado, o jejum de Messi definitivamente não é ganhar a sua sétima Bola de Ouro. O argentino sonha em tirar a Argentina da fila de quase 30 anos sem títulos e de, claro, conquistar seu primeiro título com a seleção principal do seu país.

FICHA TÉCNICA:

BRASIL x ARGENTINA
Competição: Copa América, final
Local: estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 10 de julho de 2021 (sábado), às 21h
Árbitro: Esteban Ostojich (Uruguai)
Assistentes: Carlos Barreiro e Martin Soppi (ambos do Uruguai)
VAR: Andres Cunha (Uruguai)

BRASIL: Ederson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Renan Lodi; Casemiro, Fred e Lucas Paquetá; Éverton Cebolinha, Neymar e Richarlison. Técnico: Tite

ARGENTINA: Emiliano Martínez; Nahuel Molina, Pezzella, Otamendi e Tagliafico; Rodrigo De Paul, Guido Rodríguez e Lo Celso; Messi, Lautaro Martínez e Di María. Técnico: Lionel Scaloni