Topo

Corinthians

Jô supera má fase, ressurge no Corinthians e iguala Sócrates no Brasileirão

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

09/07/2021 04h00

A vida do centroavante Jô sofreu uma reviravolta nas últimas semanas. Depois de ser alvo de críticas da torcida após usar uma chuteira cuja tonalidade parecia verde e ver a Gaviões da Fiel, principal organizada do Corinthians, pedir sua saída do clube, o jogador deu a volta por cima, se tornou o artilheiro da equipe no Campeonato Brasileiro e, de quebra, igualou o ídolo Sócrates.

Desde a chegada do técnico Sylvinho ao clube do Parque São Jorge, há pouco mais de um mês, Jô deixou a condição de reserva para se tornar o protagonista da equipe. Nos últimos cinco jogos, marcou todos os quatro gols do time (excluindo aqui um gol contra de Maidana na vitória sobre o Sport) e agora tem a mesma soma de Sócrates pelo Corinthians em partidas do Brasileirão: 41 gols. Eles são os vice-artilharios do clube na competição, atrás apenas de Marcelinho Carioca, que marcou 52 vezes.

O que chama a atenção na reviravolta de Jô nesta temporada é a velocidade com que os fatos se suderam. No início do Campeonato Brasileiro, o jogador estava no banco de reservas e teve sua primeira oportunidade como titular na quinta rodada, contra o Bahia, no dia 20 de junho. Naquele jogo, o camisa 77 utilizou uma chuteira de azul-turquesa, que, pela TV, parecia verde —causou ira entre os torcedores.

Na ocasião, o Corinthians informou que havia multado Jô e a Gaviões da Fiel, principal organizada do clube, aproveitou uma reunião previamente agendada com o presidente Duilio Monteiro Alves para pedir a demissão do jogador. De lá para cá, o centroavante desandou a marcar gols, fez quatro em cinco partidas, e ajudou o Corinthians a conquistar seis jogos de invencibilidade no Brasileirão.

Segundo Sylvinho, a entrada de Jô na equipe se deu por uma série de adversidades que dificultaram a utilização de outros atacantes no duelo contra o Bahia. Contudo, desde que ganhou a oportunidade, o experiente centroavante, de 34 anos, passou a corresponder aos pedidos da comissão técnica e retomou a posição entre os titulares.

"Ele teve um período em que não era titular na nossa chegada. Ele esteve no banco, não jogou em alguns momentos, acho que até fora por uma pequena lesão de panturrilha. Vinha jogando pouco e se recuperando fisicamente. Em um determinado momento, esse é o futebol, nós precisamos de um centroavante em um determinado jogo e o atleta respondeu, tem qualidade. Temos pedido para o Jô uma retenção, alguns posicionamentos e ele tem atendido. O atleta responde, nós colocamos conceitos, mas ele tem respondido bem. É algo bom para o Corinthians e as coisas vão caminhando", afirmou Sylvinho em coletiva de imprensa.

Neste momento, Jô é o principal jogador do Corinthians e o artilheiro da equipe na temporada, com sete gols em 2021. No Brasileirão, está atrás apenas de Gilberto, do Bahia (sete gols), Edenilson, do Internacional (cinco gols), e Matheus Peixoto, do Juventude (cinco gols), na lista de goleadores da competição nacional.

Corinthians