Topo

Cruzeiro

FMF prevê público em competições locais nos estádios de MG em 15 dias

Torcedores estão afastados dos estádios de MG desde março de 2020, início das restrições pela pandemia da covid-19 - Pedro Souza/Atlético-MG
Torcedores estão afastados dos estádios de MG desde março de 2020, início das restrições pela pandemia da covid-19 Imagem: Pedro Souza/Atlético-MG

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

09/07/2021 17h30

O Governo de Minas Gerais autorizou ontem (8) a presença de público em estádios das cidades que estejam na onda verde — com menos restrições — do programa Minas Consciente, que monitora os índices da covid-19 no Estado. Com isso, a Federação Mineira de Futebol (FMF) realizou hoje (9) com membros da Secretaria Estadual de Saúde (SES) uma reunião para tratar do assunto.

A expectativa da FMF é que, em aproximadamente 15 dias, partidas de futebol chanceladas pela entidade possam ser realizadas em Minas Gerais seguindo um protocolo específico elaborado pela SES.

"Nós vamos ter o retorno do público em Minas Gerais provavelmente daqui 15 dias nas cidades que liberarem. Minas sai na frente dos outros estados, por já ter [em algumas semanas] um protocolo para esse retorno", previu o diretor de competições da FMF, Leonardo Barbosa, em entrevista ao UOL Esporte.

O dirigente deu detalhes de como foi a reunião entre a FMF e o governo mineiro, na tarde desta sexta-feira, como a própria entidade divulgou na última quinta.

"Na reunião nós fomos informados pela Secretaria Estadual de Saúde que o órgão técnico da secretaria está desenvolvendo um protocolo para a retomada do público. Pelo Minas Consciente a partir da onda amarela já é permitido a realização de pequenos eventos. Na onda verde, mais ainda, desde que haja distanciamento. Como os eventos esportivos, principalmente o futebol, demandam um protocolo mais específico, alinhamos com o governo que até semana que vem esse protocolo do retorno do público nos estádios, em competições mineiras, estará pronto até semana que vem", completou o dirigente.

Liberado para quantas pessoas?

Barbosa disse que para saber a quantidade de pessoas que poderão voltar aos estádios é preciso esperar o protocolo. "A expectativa é essa, ter o protocolo na semana que vem e, a partir daí, as prefeituras liberando [volta do público aos estádios], a gente consegue avançar. Não sei dizer se serão 300, 500 pessoas [liberadas], mas teremos um retorno gradual, com responsabilidade e cuidado. Estamos caminhando para isso", garantiu.

Vale para competições da CBF?

Muitos torcedores perguntam se o retorno do público em Minas Gerais neste momento seria válido para o Campeonato Brasileiro, por exemplo. Fato negado por Leonardo Barbosa.

"Esse protocolo, vale ressaltar, é para competições mineiras. Não posso falar de Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, que isso é de responsabilidade da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em âmbito nacional. Para Módulo II, Segunda Divisão [do Campeonato Mineiro] conseguiremos ter alguma coisa alinhada. Eles estão definindo requisitos de distanciamento, número de pessoas por metro quadrado", explicou.

Nova reunião

Barbosa também revelou que um novo encontro da FMF com membros da Secretaria de Estado de Saúde (SES) está agendado para a próxima semana.

"Está marcada uma nova reunião no fim da semana que vem para que esse protocolo seja apresentado para nós. A partir daí, passaremos aos clubes [protocolo], que discutirão o assunto com as respectivas prefeituras. O protocolo é da secretaria. A Federação vai auxiliar, tanto que eu já passei algumas informações daquilo que acho que é preciso constar, mas o protocolo é da secretaria. Apenas sugerimos algumas coisas, mas quem assinará o protocolo é a Secretaria Estadual de Saúde", concluiu.

Programa Minas Consciente

O programa Minas Consciente do governo mineiro tem quatro divisões de ondas: verde, amarela, vermelha e roxa, partindo da menos para a mais restritiva em relação às medidas protetivas contra a covid-19. Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, é um dos municípios que não aderiu a esse plano, portanto, os maiores estádios locais, Mineirão e Independência, ainda não serão contemplados com uma possível volta do público.

O município de Ipatinga, na região do Vale do Aço, foi a primeira a publicar decreto sobre o retorno de público no estádio Lamegão. Daí partiu o pontapé para que a FMF se reunisse com o governo estadual.

Pronunciamento do presidente da FMF

Na tarde de hoje, na conta oficial da FMF no Instagram, o presidente da entidade, Adriano Aro, falou sobre o encontro com o secretário de saúde de Minas Gerais.

"Conversando com o secretário Fábio Baccheretti, ele falou que o governo do estado é favorável ao retorno dos torcedores aos estádios, desde que obedecidas todas as normas de segurança. Por isso, a Secretaria de Saúde vem trabalhando em um protocolo técnico que permita o retorno das torcidas ao estádio. Teremos novamente público nos estádios em Minas Gerais. Para isso, ficou acertado que na próxima semana a equipe técnica da secretaria fará uma apresentação à Federação Mineira de Futebol explicando os novos requisitos e o formato deste protocolo. Ele viabilizará o retorno do público aos estádios de Minas Gerais. Na próxima semana, teremos esta reunião definitiva, e de posse deste protocolo, a federação estabelecerá as diretrizes para que possamos ter público em Minas Gerais", disse Aro.

Cruzeiro