Topo

Luxuosos e modernos: veja como serão os estádios da Copa do Mundo de 2022

Do UOL, em São Paulo*

08/07/2021 19h28

Faltam 500 dias para o início da Copa do Mundo de 2022, no Qatar. Dos oito estádios onde serão realizadas as partidas a partir do dia 21 de novembro do ano que vem, cinco já estão prontos — três terão as obras finalizadas em 2021.

E para quem gosta de inovação, o Mundial no país asiático é a escolha certa. Isso porque os estádios unem luxo e design moderno. Veja no vídeo no topo.

"Desde 2011 estamos trabalhando duro na entrega do nosso torneio e da melhoria da infraestrutura nacional. Se olharmos para o metrô, o aeroporto e a expansão das rodovias, é inegável que estamos uma ótima posição. Todos os estádios estarão prontos até o fim deste ano, o que nos dará um ano inteiro para testá-los antes do evento", disse Yasir Al Jamal, presidente do departamento de operações e vice-presidente do departamento de entrega técnica da Copa.

Seis estádios do Mundial serão usados na Copa Árabe de 2021, prevista para acontecer entre novembro e dezembro deste ano.

Nassel Al Khater, CEO da Copa do Mundo no Qatar, disse que o evento será o maior já realizado no Oriente Médio.

"Ele reunirá toda a região e será um momento de orgulho na história do mundo. Conforme nos aproximamos do torneio, tenho certeza que essa empolgação crescerá ainda mais", disse.

Entre os estádios, há algumas curiosidades. O Estádio Ras Abu Aboud, por exemplo, será completamente desmontado após o torneio — durante a Copa, ele terá capacidade para 40 mil torcedores. As partes da estrutura serão usadas para criar instalações desportivas no Qatar e no exterior.

O palco da final será o Estádio Lusail, o maior do Catar, com capacidade para 80 mil pessoas. O design do estádio faz referência à da era de ouro da arte e do artesanato no mundo árabe e islâmico.

*Com informações da Lancepress