PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Ótima campanha do Bragantino no Brasileirão esbarra em jogos em casa

Raul e Maurício Barbieri conversam durante jogo contra o Cuiabá pelo Brasileirão - Diogo Reis/AGIF
Raul e Maurício Barbieri conversam durante jogo contra o Cuiabá pelo Brasileirão Imagem: Diogo Reis/AGIF

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/07/2021 04h00

Classificação e Jogos

O Red Bull Bragantino largou em ótima campanha no início deste Brasileirão. O aproveitamento de 73,3%, alcançado com seis vitórias e quatro empates, seria digno de título em qualquer edição da competição - exceto em 2019, com os 79% do campeão Flamengo. Apesar da série invicta e com números para se comemorar, o time de Bragança Paulista tem se apresentado mal dentro de casa.

Com o tropeço de ontem (7) diante do Cuiabá, no Nabi Abi Chedid, o time paulista chegou ao quarto empate em cinco partidas como mandante. A única vitória entre estes jogos foi contra o Palmeiras, atual líder do campeonato. O aproveitamento em casa levaria a equipe de Maurício Barbieri a uma posição no meio da tabela da classificação: 46,6%.

A fase jogando em Bragança contrasta com o excelente desempenho enquanto visitante, com 100% de aproveitamento: foram cinco vitórias do Braga em cinco jogos longe de seus domínios, contra equipes como Flamengo, Corinthians e São Paulo.

Logo após o empate por 1 a 1 nesta quarta-feira, o atacante Artur reconheceu o momento abaixo das expectativas em casa: "A gente sabe da dificuldade que é jogar um jogo desses. Os times vêm jogar aqui mais defensivos, mais atrás, mas temos que aprender a jogar esses jogos".

Campanha no Brasileirão

Embora acumule tropeços no Nabi Abi Chedid neste Brasileirão, o Bragantino tem aproveitamento superior aos de campeões com as melhores campanhas da história dos pontos corridos, como o Cruzeiro, em 2003 e 2014 (72% e 70%, respectivamente), o Corinthians, em 2015 (71%), e o Palmeiras, em 2016 e 2018, com 70% nos dois anos.

O Massa Bruta também possui o melhor ataque do campeonato, com 20 gols, e divide o melhor saldo com o Fortaleza, com nove. Os goleadores da equipe na competição são Ytalo e Artur, com quatro e três tentos, respectivamente.

Segundo colocado, o Braga empata em pontos com o líder Palmeiras - ambos com 22. Porém, devido ao número de vitórias (sete), o Verdão ocupa o primeiro lugar.

Além da ótima campanha no Brasileiro, o time de Barbieri continua vivo na Copa Sul-Americana, e vai ao Equador na próxima quarta-feira (14) para enfrentar o Independiente Del Valle, pelas oitavas de final. O jogo de volta será no dia 21, em Bragança.

Futebol