Topo

Palmeiras bate o Grêmio e assume a liderança do Campeonato Brasileiro

Diego Iwata Lima e Jeremias Wernek

Em São Paulo

07/07/2021 20h49

Com um primeiro tempo arrasador, e um segundo nem tanto, o Palmeiras venceu o Grêmio por 2 a 0 no Allianz Parque pelo Campeonato Brasileiro. Raphael Veiga abriu o placar aos 15 segundos, quebrando o recorde de gol mais rápido do estádio, que havia estabelecido um dia antes, por Gabriel Silva, em jogo do sub-20.

O Grêmio, perdido com o gol logo no início, foi envolvido pelos palmeirenses, que criavam chance atrás de chance. Numa delas, aos 17min, Viña cruzou com perfeição para Gabriel Menino ampliar de cabeça. Na segunda etapa, o Grêmio melhorou e equilibrou a partida. Mas não foi suficiente para alterar o resultado.

Palmeiras assume a ponta, e Grêmio segue lanterna

O Palmeiras vai aos mesmos 22 pontos do Red Bull Bragantino, mas ultrapassa o time do interior de São Paulo no número de vitorias (7 a 6) e assume a ponta da competição. Já o Grêmio, com dois pontos em oito jogos, segue na lanterna do campeonato e aguarda a chegada do técnico Felipão, que vai ter muito trabalho.

Primeiro gol saiu no primeiro lance

O Palmeiras abriu o placar no seu primeiro lance na partida, aos 15 segundos. Raphael Veiga deu o pontapé inicial para Luan e avançou para a área. Wesley dominou o lançamento e tabelou com Rony, que limpou a jogada e tocou para Scarpa. O meia avançou, e Geromel deu um chutão, que explodiu no palmeirense e virou uma assistência involuntária para Raphael Veiga, justamente aquele que começou tudo. Ele bateu de primeira e fez 1 a 0.

Grêmio afunda rápido

O Grêmio deu sinais de um abalo psicológico forte. O gol aos 15 segundos nasceu em falha de posicionamento e técnica. Ao longo do primeiro tempo, o erro do início gerou grande instabilidade. Além da adversidade no jogo em si, o momento do time fatalmente influenciou e deixou a equipe nervosa. Foram vários os erros individuais e coletivos. No ataque, uma cobrança de falta de Diego Souza foi a única passagem digna de registro. Na defesa, espaços foram concedidos e nem a presença de Vanderson no meio-campo foi capaz de aumentar o cuidado defensivo.

De lateral para lateral, Palmeiras amplia

Na toada do atordoamento do Grêmio, o Palmeiras dominava amplamente o jogo quando ampliou aos 17min. A jogada do gol começou com um erro na saída dos gaúchos. Wesley disputou jogada com Douglas Costa e deu nada menos que um chapéu no ex-seleção antes de dar um tapa de direita e lançar Viña. O cruzamento do uruguaio foi primoroso, na cabeça de Gabriel Menino, que cabeceou bem, no chão, para ampliar.

Jaílson salva o Palmeiras, e Grêmio equilibra o jogo

Já que o Palmeiras não aproveitou as várias chances criadas na primeira etapa, o Grêmio quase diminuiu logo aos 2min do segundo tempo. Luan errou saída de bola, e Ferreira avançou até a área. O atacante acionou Ricardinho, que obrigou Jailson a fazer grande defesa.

Grêmio muda para 3-4-3 no intervalo

Rafinha, Vanderson e Diego Souza foram sacados no vestiário e o Grêmio voltou diferente. Também por conta da estratégia do Palmeiras, o time gaúcho passou a ter mais a bola e deu a impressão de ter maior controle do duelo. O esquema gerou mais volume, mas não fez o time criar chances claras de gol. E, quando o Palmeiras atacou em transição, levou perigo.

Palmeiras desacelera

Com o placar favorável, o ritmo do Palmeiras caiu, até porque o Grêmio cresceu no jogo e deu menos espaço para o time da casa. Abel fez então algumas substituições e o time voltou a ocupar o campo gremista. Aos 33min, após trama entre Deyverson, Danilo e Breno Lopes, Raphael Veiga acertou a trave. O placar ficaria mesmo nos 2 a 0.

Rafinha e Diego Souza não ficam no banco

Substituídos no intervalo, os dois não voltaram para ficar no banco de reservas no segundo tempo. O flagra foi registrado durante transmissão do Premiere e confirmado ao UOL Esporte. Os jogadores podem ter ficado no vestiário ou em camarote destinado à delegação gremista.

PALMEIRAS X GRÊMIO
CAMPEONATO BRASILEIRO - 1º TURNO

Local e horário: Allianz Parque, 19h (Horário de Brasília)

Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)

Auxiliares: Felipe Alan de Oliveira e Celso Luis da Silva, ambos de MG

VAR: Igor Benevenuto (MG)

Gols: Raphael Veiga e Gabriel Menino (PAL)

Cartões Amarelos: Gabriel Menino (PAL); Thiago Gomes (técnico), Matheus Henrique, Vanderson (GRE)

Palmeiras: Jailson, Gabriel Menino (Mayke), Gustavo Gómez e Viña; Danilo, Zé Rafael (Felipe Melo) e Gustavo Scarpa (Patrick de Paula); Wesley (Breno Lopes), Rony (Deyverson) e Raphael Veiga

Grêmio: Brenno; Rafinha (Ruan), Geromel, Kannemann e Diogo Barbosa (Alisson); Victor Bobsin (Jean Pyerre), Matheus Henrique, Vanderson (Leo Pereira) e Douglas Costa; Diego Souza (Ricardinho) e Ferreira