Topo

Messi e Neymar fazem 1ª final desde goleada do Barça sobre Santos em 2011

Leonardo Parrela

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

07/07/2021 01h47

Brasil e Argentina confirmaram o favoritismo e farão a grande final da Copa América, no próximo sábado (10), às 21h, no Maracanã. A partida marcará o reencontro entre Neymar e Messi em finais —ambos buscam um inédito título para seus currículos. A última vez que os craques estiveram frente a frente numa decisão foi há dez anos, quando o Barcelona bateu o Santos na final do Mundial de Clubes de 2011 por 4 a 0.

Aquela partida ficou marcada pela atuação dominante do clube espanhol contra os brasileiros, e Messi marcou duas vezes. Esse foi o segundo encontro entre os jogadores, que se enfrentaram pela primeira vez num amistoso entre Brasil e Argentina, em 2010 e acabou também com o argentino se dando melhor: marcou o gol da vitória argentina por 1 a 0.

Neymar nunca escondeu a admiração por Messi e saiu do Santos para se juntar ao ídolo no clube catalão. Antes disso, os craques se enfrentaram em 2012, também num Brasil x Argentina. O jogo ficou marcado por um "hat-trick" do argentino, que ajudou a construir a vitória dos "hermanos" por 4 a 3.

Entre 2013 e 2017, foram companheiros de time e ganharam todos os títulos possíveis, incluindo um triplete na temporada 2014-15: campeão espanhol, da Copa do Rei e da Champions League.

Os últimos confrontos entre Messi e Neymar foram nesse espaço de tempo que estavam no Barcelona. Amistoso em 2014 com vitória do Brasil por 2 a 0. O único encontro em Eliminatórias aconteceu em 2016 com vitória maiúscula dos brasileiros por 3 a 0. A partida disputada no Mineirão ficou marcada por uma excelente atuação do camisa 10 brasileiro, único jogo em que Neymar marcou.

Após sair do Barcelona rumo ao PSG, os jogadores tiveram a chance de um encontro no mata-mata da Champions 2020-21. No entanto, o duelo entre os craques não aconteceu já que o brasileiro se recuperava de lesão.

A final da Copa América será a chance da 'revanche' do brasileiro ante ao ídolo e agora amigo argentino. Neymar poderá, pela primeira vez na carreira, conquistar um título batendo Messi.