Topo

PSG e Manchester City estão atentos a situação de Messi, diz jornal

Guardiola e Messi no icônico Barcelona vencedor da Champions League em duas oportunidades - Matthew Ashton - AMA/Getty Images
Guardiola e Messi no icônico Barcelona vencedor da Champions League em duas oportunidades Imagem: Matthew Ashton - AMA/Getty Images

Colaboração para o UOL

06/07/2021 10h16

Embora nos últimos meses Messi tenha demonstrado seu desejo de permanecer no Barcelona, o argentino ainda não renovou seu contrato com o clube, que chegou ao fim no dia 30 de junho. Mas, de acordo com a mídia espanhola, o pai do jogador e os catalães têm trabalhado para encontrar uma solução, enquanto Messi continua focado na Copa América.

O acordo que há algumas semanas parecia certo, está paralisado há dias por ter que ser ajustado fiscalmente e se enquadrar nos limites salariais da LaLiga. A entidade garante ao "Mundo Deportivo" que a negociação continua seu processo, mas admite, também, que é difícil avançar, ainda mais após o presidente, Javier Tebas, ter assegurado que não pode fazer concessões ao Barça para facilitar a continuidade de Messi, jogador mais importante na competição espanhola.

Diante dessa situação, embora sabendo que a prioridade do argentino sempre foi continuar como culé desde que Joan Laporta chegou à presidência, dois gigantes europeus continuam pendentes e atentos ao futuro de Messi. No clube catalão há indícios de que o Paris Saint-Germain e o Manchester City, dois dos poucos destinos que Messi poderia ir, estão atentos e aguardando o que acontecerá com o jogador.

O presidente do clube francês, Nasser Al-Khelaïfi, em entrevista ao L'Equipe no início de junho, revelou que já havia contatado Laporta: "Não estou falando sobre negociações em andamento. Disse ao presidente do Barcelona que o Messi estava em fim de contrato e que todos os clubes têm o direito de negociar com ele". Além da musculatura econômica do Catar, o PSG tem em seu elenco Neymar, que é grande amigo do camisa 10, e um trio de compatriotas formado por Di María, Paredes e Icardi. Além disso, como apurado pelo jornal espanhol citado anteriormente, em Paris, eles vêm tentando convencer Messi desde o último trimestre do ano passado, quando o atacante brasileiro disse que esperava jogar com o argentino novamente na próxima temporada.

Por outro lado, em Barcelona, sabem do potencial do Manchester City como candidato a assumir os serviços de Messi. Ferran Soriano, diretor executivo do clube, reconheceu em várias ocasiões que eles não tentariam a contratação de Messi, enquanto este fosse jogador do clube espanhol. Porém, se em algum momento o atacante estivesse livre no mercado, o City entraria na disputa por sua contratação. Além disso, eles já teriam informado ao argentino que têm a capacidade econômica para contratá-lo e, também, a opção de jogar primeiro em Manchester e depois em Nova York, para jogar pela franquia que os ingleses têm na MLS, onde poderia encerrar sua carreira.