Topo

Árbitro de Brasil x Peru já expulsou Jesus e foi acusado de provocar atleta

O árbitro chileno Roberto Tobar foi escolhido para apitar Brasil x Peru, pela semifinal da Copa América - Wagner Meier/Getty Images
O árbitro chileno Roberto Tobar foi escolhido para apitar Brasil x Peru, pela semifinal da Copa América Imagem: Wagner Meier/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

05/07/2021 12h19

Roberto Tobar será o árbitro principal do duelo entre Brasil e Peru, que acontece hoje, às 20h (horário de Brasília), válido pela semifinal da Copa América.

O chileno de 43 anos, formado em engenharia, é árbitro do quadro da Fifa há quase uma década e, nos últimos tempos, colecionou polêmicas dentro das quatro linhas - envolvendo, inclusive, a seleção comandada por Tite.

O episódio que tem ligação com o Brasil ocorreu em 2019, também em uma Copa América e também contra o Peru. Na final do torneio, Tobar expulsou de maneira controversa Gabriel Jesus após disputa com o zagueiro Zambrano.

O atacante, que era um dos destaques da partida, ficou furioso com cartão vermelho e, irritado, chegou a empurrar a cabine do VAR - utilizada pelo juiz para rever o lance em questão.

Gabriel Jesus foi expulso por Roberto Tobar na final da Copa América de 2019 - Chris Brunskill/Fantasista/Getty Images - Chris Brunskill/Fantasista/Getty Images
Gabriel Jesus foi expulso por Roberto Tobar na final da Copa América de 2019
Imagem: Chris Brunskill/Fantasista/Getty Images

No confronto de hoje da seleção, é impossível que isto volte a acontecer, já que Jesus não vai jogar por estar suspenso - justamente por uma outra expulsão, desta vez ocorrida nas quartas de final do atual torneio, contra o Chile.

Chamou para a briga?

Outra polêmica no currículo de Tobar está em um duelo da Libertadores, em 2016, envolvendo São Paulo e The Strongest que acabou em 1 a 1.

Na ocasião, o meia Pablo Escobar, do time boliviano, acusou o chileno de o chamar para a briga. "Ele é um árbitro que tomou conta do jogo inteiro. Eu o denunciei porque ele me chamou para brigar com ele no túnel do vestiário", disse ele, hoje aposentado.

Tobar ainda expulsou dois jogadores do São Paulo na partida em questão: o goleiro Dênis - nos minutos finais - e Calleri - após uma briga generalizada após o apito final.