Topo

ANÁLISE

Milly: "Red Bull Bragantino não é só um time, mas um experimento econômico"

Do UOL, em São Paulo

05/07/2021 12h00

Com uma campanha irretocável até aqui, o Red Bull Bragantino lidera o Campeonato Brasileiro. São 21 pontos ganhos em 27 possíveis. O time do interior paulista está invicto no torneio e bateu equipes como Corinthians, Flamengo e Palmeiras. A última vítima do Massa Bruta foi o São Paulo: neste domingo (4), o Tricolor até saiu na frente, mas levou a virada e perdeu por 2 a 1 no Morumbi.

No Fim de Papo, live pós-rodada do UOL Esporte - com os jornalistas Isabela Labate, Renato Maurício Prado, Mauro Cezar Pereira e Milly Lacombe - os comentaristas falaram sobre a boa fase do Red Bull Bragantino e apontaram alguns elementos que ajudam a explicar o sucesso da equipe neste começo de Brasileirão.

O lado empresarial do clube preocupa Milly. "O Red Bull Bragantino é um experimento econômico. Não é só um time de futebol. Se a gente começar a ir para esse lugar, com esses times-empresa, a lógica empresarial que inunda tudo, acho que vamos perder muito do que ainda resta do nosso futebol", apontou.

Para Mauro, o fato de não haver pressão por resultados tem contribuição decisiva para o sucesso do Massa Bruta. "O Red Bull Bragantino é um time bom, com bons jogadores, bem treinado, sem pressão. Está liderando o campeonato e, se perder um jogo, ninguém vai lá com um 'fora Barbieri', pichar muro, não acontece nada", comentou o colunista.

Renato manteve a cautela para falar do time do interior paulista. "Ainda tem muita água para rolar debaixo dessa ponte. Uma coisa que as pessoas às vezes esquecem é que o Red Bull Bragantino é parte de um processo. Ele não é um fim em uma coisa só. Se amanhã ou depois o RB Leipzig estiver precisando de um jogador com as características do Claudinho, ele vai embora. O Barbieri está fazendo um trabalho tão bom que daqui a pouco periga um grande o tira do Red Bull Bragantino", apontou.

Milly destacou a importância de Claudinho, artilheiro da última edição do Brasileirão ao lado de Luciano, do São Paulo, ambos com 18 gols. "O Red Bull Bragantino é um time entrosado, que joga bem há muito tempo e tem um jogador como o Claudinho, que faz falta a muitos times. Não vejo um jogador com as características dele em outras equipes. É um time bastante forte", elogiou.

Mauro também ressaltou o clima tranquilo de trabalho para explicar a boa fase da equipe. "É um time pequeno, do interior de São Paulo, com dinheiro de uma multinacional. É o mundo ideal para você trabalhar, ainda mais em uma época sem torcida. Você não tem contra si uma torcida forte de um adversário para pressioná-lo, e nem para pegar no pé de ninguém se as coisas não vão bem. É um ambiente leve para trabalhar. Na pandemia, sem torcida, parece ser o mundo ideal, e o Red Bull Bragantino está aproveitando isso muito bem", avaliou.

Apesar de tantas condições favoráveis para manter a boa fase, Renato alerta que o Red Bull Bragantino pode ser vítima do seu próprio sucesso. "O clube tem dinheiro, mas será que o Barbieri não prefere, nessa altura do campeonato, ir para um time grande, onde ele finalmente poderá carimbar a sua carteira de trabalho de técnico? Ainda acho o Red Bull Bragantino um cavalinho paraguaio na disputa pelo título. Vai acabar lá em cima, mas não aposto nele na briga pela taça", finalizou.