Topo

Brasileirão - 2021

Fla e Flu se enfrentam pela terceira vez em SP em busca de primeiro gol

Remanescentes, Rodinei e Fred disputam bola no Flamengo x Fluminense de 2016, no Pacaembu - Nelson Perez/Fluminense FC
Remanescentes, Rodinei e Fred disputam bola no Flamengo x Fluminense de 2016, no Pacaembu Imagem: Nelson Perez/Fluminense FC

Caio Blois e Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

04/07/2021 04h00

Flamengo e Fluminense se enfrentam em clássico neste domingo (4) com um cenário inédito: a Neo Química Arena, em Itaquera, São Paulo. Será a terceira vez que os rivais cariocas se enfrentam em território paulista - e com uma curiosidade: os dois times não balançaram as redes naquelas ocasiões.

Em 1942 e 2016, o Fla-Flu foi disputado no Pacaembu. Mas ambos terminaram em 0 a 0. O primeiro foi um amistoso, dois anos após a inauguração do estádio que por muito tempo foi o principal do estado de São Paulo.

Durante fechamento do Maracanã para as obras da Olimpíada do Rio, em 2016, os clubes venderam os mandos no Campeonato Carioca: na primeira fase, se enfrentaram no Mané Garrincha, em Brasília, e na segunda fase, se encontraram no Pacaembu.

Agora, a arena do Corinthians será o palco do Fla-Flu já que os principais estádios do Rio de Janeiro estão cedidos à Conmebol para a Copa América.

A mudança vem a calhar: o gramado da NeoQuímica Arena é considerado o melhor do país. O Maracanã, que é administrado conjuntamente por Flamengo e Fluminense, tem recebido muitas críticas em relação às condições do campo, e a ambos esperam licitação para garantir um contrato e, aí sim, investir na manutenção da grama.

Fla em bom momento, e Flu em pior sequência

Dentro das quatro linhas, o favoritismo se mantém do lado rubro-negro. Se foi derrotado nos primeiros dois Fla-Flus de 2021 — um ainda pelo Brasileirão de 2020 —, o Flamengo devolveu com duas vitórias na final do Campeonato Carioca e vive momento bem melhor que o Fluminense.

Com o rebaixamento de Vasco e Botafogo e a classificação do Rubro-Negro e do Tricolor para as oitavas de final da Libertadores, a dupla divide os holofotes do futebol carioca em 2021 e faz o único clássico do Rio na Série A nesta temporada.

Apesar de ter sofrido dois tropeços recentes nesta edição do Campeonato Brasileiro contra Red Bull Bragantino e Juventude, o Flamengo tem jogado bem e vencido a maioria de seus adversários sem sustos. Já o Fluminese não venceu nas últimas quatro partidas e vive sua pior sequência na competição desde 2019, o que pressiona Roger Machado.

Em que pese não ter caído nas graças da torcida até aqui, Rogério Ceni já passou por maiores turbulências. Por ora, as manchetes no Fla tem "ligação" com o Flu: a saída de Gerson para o Olympique de Marseille-FRA e a disputa com a CBF pela não-liberação de Pedro à seleção que disputará a Olimpíada em Tóquio. Ambos são crias de Xerém, e o "Coringa", inclusive, estava do lado tricolor no Fla-Flu de 2016 no Pacaembu.

Caio Paulista e Samuel Xavier, que vinham sendo desfalques por lesão, devem voltar ao Fluminense. Já o Flamengo deve ter João Gomes como substituto de Gerson, e segue com Arrascaeta, Everton Ribeiro e Gabigol, que disputam a Copa América, como ausências.

Ainda com a camisa do Fluminense, Gerson esteve no Fla-Flu no Pacaembu em 2016 - Nelson Perez/Fluminense FC - Nelson Perez/Fluminense FC
Ainda com a camisa do Fluminense, Gerson esteve no Fla-Flu no Pacaembu em 2016
Imagem: Nelson Perez/Fluminense FC

Paulistas jogaram no Rio por conta da covid-19

Em março de 2021, com o calendário suspenso pelo governo do estado de São Paulo por causa da covid-19, a FPF (Federação Paulista de Futebol) negociou e conseguiu que jogos do Paulistão acontecessem no Rio de Janeiro. Adversário político do governador paulista, João Dória (PSDB), o governador fluminense, Cláudio Castro (PL), autorizou, e até confrontos de clubes paulistas na Copa do Brasil foram realizados.

Pelo Estadual, o Corinthians enfrentou o Mirassol no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, e o Retrô-PE, no Elcyr Resende de Mendonça, em Bacaxá, pela Copa do Brasil. Também na Cidade do Aço, Palmeiras e São Bento empataram por 1 a 1.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO X FLUMINENSE

Motivo: 9ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Hora: 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: ,Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
VAR: Márcio Henrique de Gois (SP)

Flamengo: Diego Alves; Matheuzinho, Willian Arão, Rodrigo Caio e Filipe Luís; Thiago Maia, João Gomes, Michael e Vitinho; Bruno Henrique e Pedro. Técnico: Rogério Ceni

Fluminense: Marcos Felipe, Samuel Xavier, Nino, Luccas Claro e Egídio; Yago, Martinelli e Nenê (Cazares); Caio Paulista, Gabriel Teixeira e Fred. Técnico: Roger Machado.