Topo

Fluminense

De criticado a 'vital': Flu só perdeu duas vezes com Caio Paulista titular

Caio Paulista virou peça fundamental no Fluminense de Roger Machado, e deve voltar para clássico - Juan Mabromata - Pool/Getty Images
Caio Paulista virou peça fundamental no Fluminense de Roger Machado, e deve voltar para clássico Imagem: Juan Mabromata - Pool/Getty Images

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/07/2021 04h00

Um torcedor do Fluminense dificilmente acreditaria se ouvisse em 2020 que o atacante Caio Paulista seria peça fundamental da equipe na disputa de Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão no ano seguinte. Mas a importância do jogador, que foi de criticado a vital no Tricolor, é facilmente traduzida em números.

Olhando apenas superficialmente, Caio ostenta bons números como titular do Flu desde sua chegada -- somando ainda o ano de 2020. Nas 14 partidas que iniciou com a camisa do clube, o atacante conquistou oito vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas, 66,7% de aproveitamento.

Os sete gols e três assistências em 52 jogos não chamam a atenção para o jogador de 23 anos, mas em 2021, dois dos seus quatro foram decisivos para vitórias na Libertadores sobre Independiente Santa Fe-COL e River Plate-ARG. Nas outras duas vezes que balançou as redes, contra Red Bull Bragantino e Fortaleza, o Tricolor garantiu empates. Em 2020, a mesma coisa: três gols em uma vitória e dois empates — contra Internacional, Atlético-MG e Coritiba.

A virada de chave veio na heroica vitória no Monumental de Núñez, quando virou titular com Samuel Xavier — dupla que volta ao time contra o Flamengo — e mudou a cara da equipe de Roger Machado, que vinha em baixa. Em situação parecida antes do Fla-Flu, o jogador espera ter a mesma sorte.

Conforme informação primeiro veiculada pelo ge e confirmada pelo UOL Esporte, Caio e Samuel treinaram e devem ser opções para Roger para o clássico. Recuperados e dada a má fase da equipe, os dois devem voltar ao time titular, que cresceu com os dois. Na ausência deles após a classificação às oitavas da Libertadores e às quartas da Copa do Brasil, o Tricolor ainda não venceu.

Apesar de ser atacante, a importância de Caio está também na fase defensiva: o jogador tem 27 desarmes em 21 jogos na temporada, média de 1,3 por jogo, inferior apenas a Yago, Martinelli e Egídio, todos defensores.

Com o sistema muito vertical de Roger, as ações defensivas dos atacantes — Gabriel Teixeira também se destaca no quesito — são preponderantes para o equilíbrio da equipe e para a pressão na bola, principal ressalva nos últimos jogos, justamente com Caio Paulista como desfalque.

"Caio é quem mais evoluiu em posicionamento tático em campo. Entendeu que precisava evoluir pro que eu entendo nessa função, e trabalhou muito. Ele tem sido decisivo, assim como o Gabriel, pro equilíbrio do nosso meio. Nas inversões de corredor, onde o adversário tenta entrar por um lado, ele divide o campo, ajudando a ser um quarto jogador no meio. Tem muita força para tomar a bola e arrancar. Gosta muito do jogo físico, mas não só disso. Fico muito feliz. Da minha contribuição, tem muito pouco. O que tem é muita vontade do atleta", declarou Roger Machado após a vitória sobre o Bragantino na Copa do Brasil.

Fluminense