Topo

OPINIÃO

Mauro: Decisão do STJD indica que times terão desfalques por subserviência

Do UOL, em São Paulo

01/07/2021 12h41

O STJD anunciou ontem a decisão favorável ao Flamengo, com uma liminar para que o clube não precise liberar o atacante Pedro para a seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio, considerando que não há a obrigatoriedade por não ser data Fifa.

Em sua participação no programa UOL News Esporte, com Marcelo Hazan, Mauro Cezar Pereira afirma que a decisão do STJD abre um precedente para que outros clubes também se recusem a ceder seus jogadores e que os que tiverem desfalques devido ao torneio olímpico serão devido à subserviência dos dirigentes em relação à CBF.

"Eu acho que aí fica uma questão que é importante que o torcedor preste atenção, o torcedor dos outros clubes que estão abrindo as pernas para a CBF e cedendo o jogador mesmo não precisando. O caso do Grêmio, o Grêmio não venceu, tem dois pontos, pior time do campeonato, perdeu ontem sem ameaçar o Juventude, 2 a 0 em Caxias, e o Grêmio vai perder dois jogadores. O Grêmio está em condições de perder jogador para a CBF? Não está, óbvio que não está", diz Mauro.

"O Atlético-MG contratou agora de vez o Arana, um investimento, jogador que vem da Europa, estava emprestado e agora fica de vez no Galo. Vai ceder o Arana e o Atlético-MG também não vem bem no campeonato, está lá no meio da tabela, resultados ruins, futebol fraco e aí vai abrir mão de um dos seus principais jogadores para a dona CBF para torneio olímpico de futebol, um torneio mequetrefe, que não tem relevância?", completa.

O jornalista pontua que a decisão favorável ao Flamengo faz com que os torcedores dos demais clubes possam reclamar a ausência de atletas importantes pela seleção olímpica.

"Com essa decisão do tribunal fica claro o seguinte, para que o torcedor de cada um desses clubes, o meu time estará desfalcado de fulano porque os dirigentes do meu clube não quiseram brigar, porque teve um clube que questionou e o tribunal deu razão. Se deu razão para o Flamengo, tem que dar razão para os outros. Mas a subserviência fala mais alto, a vontade de ficar ali compondo com a CBF é mais forte, então os clubes preferem cortar da própria carne e perder jogadores importantes, titulares, durante várias rodadas", diz Mauro.

"São rodadas, para quem está em todas as competições, que envolvem Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores, cinco, seis jogos, isso é uma coisa absurda, não tem o menor cabimento. A CBF deveria formar uma seleção para essa competição de jogadores até 20 anos e jogadores que não são titulares ou reservas imediatos nas equipes. Um time de jovens para dar experiência à garotada, começara pensar em renovação, seria muito mais razoável do que desfalcar os times com essa história de ganhar medalha de ouro no futebol", conclui.