Topo

Brasileirão - 2021

Flamengo joga para o gasto e vence Cuiabá com gols de Pedro e Thiago Maia

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

01/07/2021 21h56

O Flamengo esteve longe de ser brilhante, levou alguns sustos, mas jogou o suficiente para vencer o Cuiabá por 2 a 0, com gols de Pedro e Thiago Maia, em partida válida pelo Brasileiro. No jogo de hoje (1º), os rubro-negros tiveram o controle do primeiro tempo, mas viram o adversário crescer na etapa final na Arena Pantanal e levar perigo para a sua defesa.

Ainda castigado pelos desfalques, os rubro-negros não conseguiram manter o bom ritmo e jogaram para defender a vantagem construída no início da partida, especialmente na metade final do confronto. Quando era pressionado, um contra-ataque em velocidade puxado por Rodrigo Muniz decretou a vitória, já nos acréscimos.

Na próxima rodada, o Fla encara o rival Fluminense, domingo, 16h, na Neo Química Arena. O Cuiabá, por sua vez, recebe no domingo o Atlético-MG, 18h15, na Arena Pantanal.

Flamengo na conta do chá
Cuiabá x Flamengo - Gil Gomes/AGIF - Gil Gomes/AGIF
Imagem: Gil Gomes/AGIF

Com domínio completo das ações e bem organizado em capo, os visitantes não deixaram o adversário jogar na etapa inicial. O time dominou as ações, mas faltou capricho na hora de definir os lances. Diante de um Cuiabá que voltou mais aceso, o time sofreu muito e se retraiu. Para piorar, Diego deixou o campo reclamando de dores no joelho e a equipe perdeu um pouco mais em imaginação. Diante da jornada não muito inspirada, os três pontos devem ser comemorados.

Cuiabá se anima e assusta

Após um primeiro tempo no qual foi envolvido pelos atuais campeões, o Cuiabá voltou com outra postura e se aproximou do empate. Com a marcação mais adiantada e algumas mexidas de Luiz Fernando Iubel, a equipe cresceu e empurrou o rival para seu campo de defesa. Os cuiabanos se aproveitaram do declínio físico do Fla para ganhar campo, mas faltou precisão na hora de decidir.

Michael se destaca
Michael em Cuiabá x Flamengo - Gil Gomes/AGIF - Gil Gomes/AGIF
Michael em Cuiabá x Flamengo
Imagem: Gil Gomes/AGIF

Alvo de críticas de parte da torcida, Michael foi o melhor rubro-negro em campo. O atacante tomou algumas decisões erradas, mas foi o jogador mais incisivo do Fla. Pelo lado esquerdo, criou boas alternativas no ataque e foi incansável na recomposição. Assim como o restante do time, ele caiu de produção no segundo tempo.

Pepê reencontra o Fla

Cria da Gávea, o meia Pepê reencontrou o ex-clube pela primeira vez. Diante do toque de bola do Fla, o camisa 11 pouco produziu e foi figura apagada na Arena Pantanal, embora não tenha faltado entrega e busca pela bola.

Walter salva, Danilo perde

Quando o jogo já estava 1 a 0 para o Fla, Bruno Henrique saiu cara a cara com Walter, chutou, mas o goleiro fez defesa difícil. Já numa rara descida do Cuiabá, Clayson achou Danilo Gomes, o atacante teve espaço para deslocar Gabriel Batista, porém jogou para fora a melhor chance dos donos da casa.

Cronologia

Aos 9 do primeiro tempo, Vitinho rouba a bola e a jogada termina nos pés de Pedro, que só completa para abrir o placar. Aos 46 minutos do segundo tempo, Thiago Maia fechou a conta, completando um contra-ataque.

Apoio

O Cuiabá anunciou uma parceria do governo do Mato Grosso, que irá estampar as frases "Conheça Mato Grosso" e "Invista em Mato Grosso" nos uniformes de treino e jogo do Dourado. A novidade já apareceu no uniforme do jogo de hoje.

Um jogo para o ídolo

Ídolo do Flamengo na década de 90, o atacante Gaúcho foi também o responsável pela fundação do Cuiabá. Após sofrer com um câncer de próstata, o artilheiro não resistiu e morreu em março de 2016, tempo insuficiente para ver de perto o duelo.

FICHA TÉCNICA

CUIABÁ X FLAMENGO

Motivo: 8ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A
Local: Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)
Hora: 20h (horário de Brasília)
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (PR)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Sidmar dos Santos Meurer (PR)
VAR: Jean Pierre Goncalves Lima (RS)
Gols: Pedro, aos 9 minutos do primeiro tempo; Thiago Maia, aos 46 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Diego, Bruno Henrique, Rodinei, Vitinho, Max (FLA); Marllon, Clayson, Danilo Gomes (CUI)
Cartões vermelhos:

Cuiabá: Walter; Lucas Ramon (Camilo), Marllon, Paulão e Lucas Hernández (Papagaio); Yuri Lima, Rafael Gava (Uillian Correia) e Pepê; Clayson, Elton (Felipe Marques) e Jonathan Cafu (Danilo Gomes). Técnico: Luiz Fernando Iubel

Flamengo: Gabriel Batista; Matheuzinho, Willian Arão, Rodrigo Caio e Filipe Luís; Diego (Hugo Moura), João Gomes (Thiago Maia), Michael e Vitinho (Max); Bruno Henrique (Werton) e Pedro (Rodrigo Muniz). Técnico: Rogério Ceni