Topo

Palmeiras: Gol contra o Inter foi o 9º após 40 min do 2º tempo na temporada

Jogadores do Palmeiras comemoram o gol da vitória sobre o Internacional, pela oitava rodada do Brasileirão 2021 - Maxi Franzoi/AGIF
Jogadores do Palmeiras comemoram o gol da vitória sobre o Internacional, pela oitava rodada do Brasileirão 2021 Imagem: Maxi Franzoi/AGIF

Diego Iwata Lima

De São Paulo

01/07/2021 04h00

A vitória contra o Internacional, pelo Campeonato Brasileiro, na noite de ontem (30), só foi sacramentada aos 43 minutos do segundo tempo. Danilo desviou para as redes, meio sem jeito, um cruzamento de Danilo Barbosa, para fazer 2 a 1.

O gol que garantiu ao Palmeiras seu 16º ponto na atual edição do Brasileirão foi o nono entre os 62 do time na temporada anotado após os 40 minutos da etapa final —o quarto no campeonato nacional:

Antes da noite de ontem, o Palmeiras já havia batido Juventude, América e Bahia marcando nos instantes finais das partidas. Pelo Paulista houve outros quatro —São Caetano, Corinthians, Mirassol e Ferroviária. E um veio na Libertadores, contra o Universitario.

Doze pontos conquistados no Brasileiro

Em Caxias do Sul, Breno Lopes fez o terceiro contra seu ex-time, aos 42 do segundo tempo, na vitória por 3 a 1. O Palmeiras já estava na frente quando atacante balançou as redes com um golaço. Mas os gaúchos apertavam o Alviverde de São Paulo, que chegara a sofrer o empate, em gol que acabou anulado por falta de ataque.

Já diante do América-MG (2 a 1), em casa, o gol de Willian, aos 51 da etapa final, foi salvador, já que a partida se encaminhava para um péssimo empate para os anfitriões.

Contra o Bahia, situação parecida. Mais uma vez, Breno Lopes salvou o Alviverde com um gol nos acréscimos, aos 47 do segundo tempo: 3 a 2.

Time também sofreu com gols nos últimos instantes

O Palmeiras também já foi ferido com gols na reta final dos jogos nesta temporada. Ainda no Paulista, perdeu para a Inter de Limeira por 1 a 0, com um gol de Bruno Xavier, aos 49 da segunda etapa.

Na fase de grupos da Libertadores, Romero fez o gol da vitória do Defensa y Justicia por 4 a 3, aos 49 da etapa final.

E na recente derrota para o Bragantino, por 3 a 1, já pelo Nacional, Ytalo fez seu terceiro na noite, aos 43 do segundo tempo, quando o Palmeiras exercia pressão e parecia perto de conseguir o empate.

Gols na reta final não são coincidência

Pode até parecer coincidência, mas os gols feitos pelo Palmeiras próximos ao apito final não aconteceram por acaso e tem a ver com o estilo Abel Ferreira de jogo.

Em mais de uma entrevista, o treinador já explicitou que cobra dos seus jogadores empenho até os últimos instantes. Mas além da parte motivacional, os gols do Palmeiras nessa situação se devem aos ataques em transição rápida pregados pelo português.

Especializado e muito organizado para contra-atacar, o Alviverde costuma pegar de surpresa adversários cansados e muitas vezes desfigurados ou conformados com empates a menos de cinco minutos do fim do tempo regulamentar.

Mas, para os supersticiosos, os gols quando os jogos estão perto de se encerrar talvez tenham relação com o gol mais importante do Palmeiras da era Abel Ferreira, na final da Libertadores 2020, em 30 de janeiro de 2021, contra o Santos. Quando Breno Lopes cabeceou a bola que venceu o goleiro John e garantiu o título, o relógio já apontava 54 minutos do segundo tempo. De algum modo, talvez estivesse ali um prenúncio.

Breno, aliás, é o artilheiro dos minutos finais na gestão Abel. Com o gol da Libertadores, soma três anotados após os 40 do segundo tempo.

Veja abaixo a lista com os gols feitos e sofridos após os 40 min do 2º tempo:

A favor

11/3 - Palmeiras 3 x 0 São Caetano - Paulista - Lucas Lima, aos 41 do 2º tempo
14/3 - Palmeiras 2 x 0 Ferroviária - Paulista - Papagaio, aos 48 do 2º tempo
21/4 - Palmeiras 3 x 2 Universitario - Libertadores - Renan, aos 50 do 2º tempo
25/4 - Palmeiras 1 x 2 Mirassol - Paulista - Newton, aos 50 do 2º tempo
16/5 - Palmeiras 2 x 0 Corinthians - Paulista - Zé Rafael, aos 51 do 2º tempo
16/6 - Palmeiras 3 x 1 Juventude - Brasileiro - Breno Lopes, aos 42 do 2º tempo
20/6 - Palmeiras 2 x 1 América-MG - Brasileiro - Willian, aos 51 do 2º tempo
27/6 - Palmeiras 3 x 2 Bahia - Brasileiro - Breno Lopes, aos 47 do 2º tempo
30/6 - Palmeiras 2 x 1 Internacional - Brasileiro - Danilo, aos 43 do 2º tempo

Sofridos

29/4 - Palmeiras 0 x 1 Inter de Limeira - Paulista - Bruno Xavier, aos 49 do 2º tempo
18/5 - Palmeiras 3 x 4 Defensa y Justicia - Libertadores - Romero, aos 49 do 2º tempo
23/6 - Palmeiras 3 x 1 Bragantino - Brasileiro - Ytalo, aos 43 do 2º tempo