Topo

Autor de golaço no Brasil foi descoberto por Valderrama em torneio indígena

Diaz comemora golaço de voleio que marcou pela Colômbia contra o Brasil na Copa América - Thiago Ribeiro/AGIF
Diaz comemora golaço de voleio que marcou pela Colômbia contra o Brasil na Copa América Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Marinho Saldanha

Do UOL, em Brasília (DF)

01/07/2021 04h00

Não há dúvida que o principal ato da seleção colombiana na Copa América até agora foi o golaço marcado contra o Brasil. Mesmo que tenha perdido por 2 a 1, a obra de Luis Diaz entra para a lista de gols mais bonitos do torneio como candidato fortíssimo ao topo. O autor da conclusão acrobática tem 24 anos, joga no Porto, de Portugal, e foi descoberto pelo ídolo Carlos Valderrama em um torneio indígena.

Diaz foi, aliás, um dos representantes da seleção colombiana na Copa América dos Povos Indígenas, disputada em 2015. Com apenas 18 anos, o atacante se credenciou para o torneio pois pertence à etnia Wayuu, grupo indígena do nordeste do país, também presente na Venezuela.

A seleção colombiana indígena tinha dois ex-jogadores no comando. John Jairo "Porcillo" Diaz e o próprio Valderrama. Foi o antigo meia da vasta cabeleira loira —ícone do futebol sul-americano nos anos 1990— que se encantou com o futebol de Diaz durante os treinos e jogos. A Colômbia foi vice-campeã da competição, perdendo a final por 1 a 0 para o Paraguai.

Diaz foi capitão do time, fez dois gols no torneio e, depois da competição, foi recomendado por Vanderrama ao Baranquilla FC. Por lá jogou duas temporadas e foi chamado pelo técnico Julio Comesaña para o Junior de Barranquilla, onde recebeu as primeiras oportunidades em um time principal. Não demorou para conquistar espaço e se tornar indispensável.

A esta altura já era convocado para seleção colombiana sub-20, com participação no Sul-Americano da categoria. Também passou a ser visto como promessa de futuro para seleção principal. Algo que se confirmou poucos anos depois.

No Júnior vieram as melhores temporadas da carreira até então. Foram 16 gols em 59 jogos em 2018 e mais três em 24 jogos no ano seguinte, quando o Porto, de Portugal, desembolsou 7 milhões de euros (R$ 41,2 milhões na cotação atual) para comprar 80% dos seus direitos.

Em duas temporadas atuando na Europa, Diaz já marcou 25 gols em 97 partidas oficiais. Pela seleção colombiana principal, o gol feito contra o Brasil foi o terceiro em 20 oportunidades.

Classificada às quartas de final da Copa América, a Colômbia encara o Uruguai, sábado (3), no Mané Garrincha. Se avançar, terá pela frente na semifinal o vencedor do duelo entre Argentina e Equador.