PUBLICIDADE
Topo

Eurocopa - 2021

TV holandesa se desculpa por legendar hino alemão com versos nazistas

Kane tenta jogada durante primeiro tempo de Inglaterra x Alemanha, pela Eurocopa -  Simon Stacpoole/Offside/Offside via Getty Images
Kane tenta jogada durante primeiro tempo de Inglaterra x Alemanha, pela Eurocopa Imagem: Simon Stacpoole/Offside/Offside via Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/06/2021 12h07

Classificação e Jogos

O canal de televisão NPO1, que transmite os jogos da Eurocopa na Holanda, pediu desculpas por incluindo "por engano" uma passagem da era nazista nas legendas do hino alemão, na partida das oitavas de final entre Inglaterra e Alemanha.

"Deutschland, Deutschland über Alles, über Alles in der Welt" (Alemanha, Alemanha acima de tudo), podiam ser lidos nas legendas do texto colocados pela emissora enquanto "Das Lied der Deutschen" (A Canção dos Alemães) tocava em Wembley.

O NPO1 retomou uma passagem do hino que foi usada pela Alemanha até o fim da era nazista, em 1945.

"Durante as legendas ao vivo do hino nacional alemão na partida da Eurocopa entre Inglaterra e Alemanha, um verso errado foi exibido por engano. É um erro de um de nossos legendadores. Pedimos desculpas aos telespectadores que ficaram chateados com isso", lamentou o canal no Twitter.

Após a Segunda Guerra Mundial, o hino foi abandonado, pois o trecho 'potências vitoriosas' era associado aos nazistas. Mas com o passar dos anos foi ganhando popularidade e, em 1990, foi recuperado, mas mudado para 'nomeações oficiais' e eliminou qualquer vínculo com a Alemanha de Adolf Hitler.