Topo

Eurocopa - 2021

OPINIÃO

Colunistas: Por que jogos da Euro são tão melhores que os da Copa América?

Espanha eliminou a Croácia na prorrogação, em jogo emocionante de oito gols - STUART FRANKLIN / POOL / AFP
Espanha eliminou a Croácia na prorrogação, em jogo emocionante de oito gols Imagem: STUART FRANKLIN / POOL / AFP

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

29/06/2021 12h06

Resumo da notícia

  • Colunistas analisam motivo de jogos da Euro serem tão melhores que da Copa América
  • Perrone: "Parece até que são praticados esportes diferentes nas duas competições"
  • Marcel: "É um combo. Tecnicamente e taticamente os times europeus são superiores"
  • "Porque estamos perdendo de goleada para os europeus", analisa Andrei Kampff

A Eurocopa definiu ontem (28) mais dois classificados para as quartas de final com jogos de tirar o fôlego: Espanha 5 x 3 Croácia com vitória apenas na prorrogação, e França 3 x 3 Suíça com classificação dos suíços na decisão por pênaltis. Enquanto isso, as partidas da Copa América, realizada no Brasil, continuam apresentando um futebol fraco tecnicamente e de pouca emoção quando comparadas com as do Velho Continente.

Mas por que os jogos da Eurocopa são tão melhores que os da Copa América? Essa foi a pergunta que fizemos aos colunistas do UOL Esporte. Veja o que eles responderam:

Superioridade evidente nos níveis técnico e tático, maior intensidade e o "plus" da presença de público. Sem contar a banalização da Copa América, com a quarta edição em seis anos.
ANDRÉ ROCHA

Porque estamos perdendo de goleada para os europeus. Na organização, nas estratégias de jogo, no interesse pela competição e até em qualidade técnica.
ANDREI KAMPFF

Porque os gramados são excelentes, os jogadores são melhores, os treinadores mais bem preparados e, também, porque o torcedor voltou, mas, aí, será preciso ver as consequências daqui a uns dias.
JUCA KFOURI

É um combo. Tecnicamente e taticamente os times europeus são superiores, a intensidade dos jogos na Eurocopa é muito superior à da Copa América. Mas não é só isso, não é só jogo bonito x jogo feio, afinal tem muito jogo feio cheio de gols e emocionante. A Eurocopa tem gramados melhores, arbitragem melhor, VAR melhor utilizado, melhor comportamento dos atletas (se reclama muito menos com os árbitros, por exemplo). A América do Sul ficou para trás em diversos aspectos do jogo em campo, mas também da organização.
MARCEL RIZZO

A Eurocopa tem 24 seleções e a Copa América, apenas dez. É possível ver mais variações táticas e bons jogadores mesmo em seleções fracas, como Bale em Gales.
MENON

Primeiro porque só temos duas seleções de ponta mesmo no nosso continente, enquanto a Europa conta com pelo menos oito selecionados tops. E também porque as fortes ligas do Velho Continente acabam, por tabela, fortalecendo as seleções locais. Por isso, perto da Eurocopa, a Copa América é um Desafio ao Galo com grife.
MILTON NEVES

Porque tudo na Eurocopa é melhor: nível técnico, preparo físico, arbitragem e gramado. Parece até que são praticados esportes diferentes nas duas competições.
PERRONE

Os jogadores são melhores, as seleções, mais bem treinadas e as filosofias de jogo, muito mais modernas. O gramado dos estádios europeus também ajuda (tem jogo da Copa América sendo disputado em verdadeiros pastos), assim como a presença de torcedores nas arenas, que cria uma atmosfera de que aquelas partidas estão realmente valendo alguma coisa de importante.
RAFAEL REIS

São vários fatores: gramados perfeitos, organização do torneio muito mais bem-feita, estádios com público (graças a políticas sanitárias eficientes), treinadores mais afeitos ao futebol moderno e, por mais difícil que seja admitir, jogadores superiores tecnicamente.
RENATO MAURÍCIO PRADO

A Euro tem um clima de Copa do Mundo para eles. O torneio de agora marcou a volta dos torcedores aos estádios, as seleções são fortes, estão ali os principais jogadores dos grandes times do Europa, e a busca pelo título pode consagrar uma geração. Aqui na América do Sul banalizaram o torneio, que vem sendo disputado com muita frequência. O público e os próprios jogadores não levam a competição a sério. Mas ainda acho que estamos vendo alguns bons jogos aqui, principalmente nas partidas com os craques Messi, Neymar e Luis Suárez.
RODOLFO RODRIGUES

A qualidade técnica e tática é superior na Europa, sem contar a motivação pra jogar uma competição que acontece de fato e de direito. Até os jogadores já entenderam que a Copa América é uma ferramenta apenas caça níquel para a CONMEBOL, e eles acabam sendo usados nisso. Está totalmente banalizada, e isso influencia nos níveis de concentração e intensidade das equipes.
RODRIGO COUTINHO